Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco


Bomba foi jogada em banheiro e corredor da Escola Glória Perez, em Rio Branco — Foto: Aline Nascimento/G1

Seis alunos da Escola de Ensino Integral Glória Perez, em Rio Branco, foram identificados como sendo os responsáveis por soltar bombas dentro da escola na última quarta-feira (31). A informação foi confirmada nesta quarta (7) pelo Comando da Polícia Militar do Acre (PM-AC). Havia aula no momento da explosão e acabou gerando tumulto. Ninguém ficou ferido.

A escola atende cerca de 500 alunos, segundo a Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE-AC) nesta quinta (1). As aulas no colégio chegaram a ser suspensas no dia seguinte ao ocorrido, quinta (1).

O diretor de Gestão da secretaria, Evaldo Viana, afirmou os alunos não chegaram a ser suspensos e nem transferidos da escola. Segundo ele, os pais dos estudantes apontados como responsáveis por soltarem as bombas foram chamados até a escola e alertados sobre o comportamento dos filhos.

Ainda conforme Viana, uma aluna que teria denunciado quem seriam os responsáveis por jogar os projéteis foi transferida da escola a pedido da mãe dela.

“Como eles são menores, primeiro precisou ser acionado os pais, que foram chamados para assinar o termo de responsabilidade se comprometendo a fazer o melhor acompanhamento do filho. Esse é o padrão que a escola já faz”, afirmou Viana.

O comandante da PM no Acre, coronel Ricardo Brandão, informou que logo após a situação, a polícia foi acionada e esteve na escola em reunião com a direção e Secretaria de Educação. Segundo Brandão, os estudantes informaram que não passou de uma brincadeira, que acabou tomando maiores proporções.

“São alunos do ensino médio, entre 15 e 17 anos. Começou com uma brincadeira de mau gosto, outros acharam bonito e acabou dando uma dimensão maior. Todos foram identificados, agora a ideia é envolvê-los e aproveitar essa energia deles para o bem da escola. As bombas são aquelas vendidas para os arraiais e foram soltas no banheiro e corredor”, contou Brandão.

Ações da PM na escola

Após o ocorrido, a Polícia Militar iniciou palestras e ações dentro da Escola Glória Perez. Brandão afirmou que ainda na sexta (2) uma equipe esteve no local, se reuniu com alunos para conversar sobre comportamentos adequados e não adequados dentro da escola. A ideia, segundo o comandante, é que a polícia esteja mais presente na escola para garantir segurança.

“Nos reunimos com todo corpo técnico do colégio, já iniciamos algumas palestras. Estamos indo de turma em turma, fazendo um bate-papo sobre a postura do aluno dentro da escola, como deve se comportar, que condutas devem ser evitadas. A gente reuniu também com os pais de alunos para falar sobre essas questões e para reforçar o apoio da PM à escola”, afirmou o comandante.

Além das palestras, Brandão informou que a PM deve implantar outros projetos sociais dentro da escola. “Vamos também direcionar alguns projetos para manter uma presença maior da polícia e contribuir para que todo corpo administrativo da escola consiga desenvolver o trabalho”, finalizou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1