Alunos que se tornam professores

Finalistas da regional de Ribeirão Preto

Basta olhar os nomes da diretoria do Grupo Tumm (Todos Unidos Mudaremos o Mundo) para constatar a importância do trabalho da entidade junto à escola Professor Carlindo Paroli, em Mococa (SP). Muitos ex–participantes do projeto continuam ali, agora na qualidade de diretores. Eles atuam em movimentos locais e integram Conselhos Municipais de Direitos e de Políticas Públicas.

Micro Porte."Estação Criança".Município: Atibaia (SP). Fraternidade Universal Projeto Curumim. Escola Municipal de Ensino Fundamental Pref. Walter E. de Oliveira

O projeto "Cultura e Transformação" oferece a 120 jovens, entre 6 e 18 anos, atividades que ampliam seus conhecimentos e promovem cidadania. São oficinas de dança, música, teatro, ambiente, saúde e jogos cooperativos.

Educação Integral

Os pais dos alunos já percebem os resultados no boletim e em casa. Afirmam que as crianças estão mais disciplinadas e que os vínculos afetivos ficaram mais fortes. O relacionamento familiar está melhor.

As mudanças são creditadas à ação "Primeiros Passos na Educação Integral", que desde 2010 tem ajudado a transformar a vida dos estudantes em Getulina, no interior de São Paulo.

A parceria busca desenvolver novas formas de aprendizado por meio de atividades socioeducativas e através de aulas de artesanato, de culinária e de informática.

Do lixão à usina de reciclagem

O projeto "Curumim" nasceu há 22 anos, em Atibaia (SP), para proteger famílias em situação de risco e resgatar crianças que trabalhavam no lixão, ajudá-las com os estudos e desenvolver seus talentos. Uma década depois, o local virou usina de reciclagem.

Atualmente, a iniciativa "Estação Criança" complementa as ações de proteção e desenvolvimento de 60 jovens entre 6 a 17 anos.

Eles participam de oficinas de jardinagem, dança, culinária e música e recolhem material não-degradável para fazer arte.

Garatujas

Muitos casos de gravidez na adolescência e falta de perspectiva de vida. Para enfrentar esse triste cenário, o projeto Garatujas passou a incorporar saberes da educação não formal ao dia a dia da Escola Estadual Professor Valério Strang,em Mogi Mirim (SP).

Hoje, há 171 jovens no projeto, que baseia suas ações na dinâmica em grupo, utilizando formatos alternativos de aprendizado como oficinas artísticas, rodas de leitura e contação de histórias.

Espaço Pago
Espaço pago