Por G1 PA — Belém


O colégio Augusto Meira, em Belém — Foto: Carlos Borges / O Liberal

Alunos da escola estadual Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém, interditaram parcialmente a avenida José Bonifácio na tarde desta sexta-feira (29) em protesto pela falta de merenda escolar na instituição. Segundo eles, os estudantes não recebem nenhuma das três refeições diárias previstas para o regime integral. Além disso, os alunos pedem melhorias na estrutura da escola.

Os manifestantes afirmam que o prédio apresenta problemas estruturais graves. Algumas paredes possuem rachaduras, as salas de aula estão contaminadas com fungos e as carteiras estão quebradas.

Porém, segundo os alunos, o problema mais crítico é em relação à alimentação. A escola não fornece nenhuma das três refeições previstas. De acordo com eles, muitos alunos não têm condições financeiras de trazer comida de casa. Por conta disso, as aulas do primeiro e segundo anos do ensino médio não estão mais funcionando em regime integral.

“Apenas os alunos do último ano estão estudando em regime integral. Os outros anos estão funcionando só pela tarde. Poucos conseguem trazer comida para aula. Quem traz, divide com quem não tem”, afirmou o estudante do terceiro ano Júnior Teixeira.

Nota

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que a merenda escolar é distribuída normalmente desde o dia 25 de março e segue até 5 de abril, e que até lá todas as escolas da rede estadual devem receber a alimentação. Quanto à estrutura da escola, a Seduc disse que vai enviar um engenheiro na segunda (1º) para avaliar a situação.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!