Por Natália Bourguignon, Gazeta Online


Alunos protestam em Cariacica — Foto: Internauta/Gazeta Online

Alunos protestaram em frente à Escola Estadual de Ensino Médio José Leão Nunes, no bairro Vale da Esperança, em Cariacica, na tarde desta segunda-feira (7). Eles são contra a implantação de uma Escola Viva no local, alegando que não têm condições de estudar em tempo integral. A manigestação terminou por volta das 16h30.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Hildebrando Paranhos, a unidade está em reforma no momento e os alunos estão em salas provisórias.

O governo, ainda segundo o sindicato, teria anunciado que, assim que as obras terminarem, o local será mais uma Escola Viva.

Os estudantes, no entanto, não querem que o local funcione como Escola Viva, pois a unidade é a única de ensino médio da região e muitos alunos não têm condição de estudar em tempo integral.

O trânsito na Rua Fernando Antônio, que dá acesso aos bairros Bela Aurora e Vale da Esperança, chegou a ser bloqueado parcialmente pelos manifestantes, mas foi liberado por volta das 16h30.

Sedu

O secretário de Educação do estado, Haroldo Rocha, informou que a EEEM José Leão Nunes é uma das três unidades em Cariacica que devem adotar o modelo de Escola Viva até o ano que vem. Segundo ele, estão sendo feitos estudos e reuniões com a comunidade escolar para tentar resolver os impasses.

"Quando uma escola vai ser transformada, isso mexe com a vida da escola. Os alunos ficam indecisos sobre o que fazer, mas quem puder ou quiser estudar na Escola Viva estará em uma escola de primeiro mundo", afirmou o secretário.

Segundo ele, uma vez que a unidade passar a funcionar em tempo integral, a prioridade de matrícula será para quem já estuda na escola. Caso sobre vagas, elas serão ofertadas conforme os critérios de matrícula geral.

"Quem não quiser ou não puder ficar na escola de tempo integral, será alocado em outra unidade em Cariacica ou em Vila Velha. Os alunos que precisarem fazer um deslocamento maior, poderão usar o passe livre do Transcol", explica.

O secretário afirmou ainda que a superintendência vai se reunir com pais, alunos e professores para tentar resolver os problemas apresentados.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1