Por G1 Santarém — PA


Fórum Estudantil de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos durante encontro no Ministério Público do Pará — Foto: MPPA/Divulgação

Alunos do Fórum de Educação Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, promovem nesta quinta-feira (20), a ação denominada “S.O.S. Educação!”, para abordar os principais problemas das escolas da rede pública de Santarém. Além das falas dos alunos, fotografias e vídeos produzidos por eles vão ser apresentados, a partir das 17h, na Praça de Eventos, localizada na avenida Anísio Chaves.

A ação foi articulada por meio da promotoria de justiça de Educação e programa Ministério Público e a Comunidade. O objetivo é dar voz aos alunos para que eles mostrem como está a situação e, a partir das discussões, incentivar que sejam feitas a aplicação correta dos recursos e políticas públicas.

A iniciativa é também uma forma de chamar a atenção dos candidatos que forem eleitos para que possam propor mais políticas públicas relacionadas a educação. Os alunos vão representar 17 escolas.

De acordo com a promotora de justiça Lilian Braga, por meio da ação, os alunos podem participar ativamente desse processo e falar sobre o que gostariam que fosse implementado. “Qual escola queremos e qual temos? Isso os alunos devem mostrar”, ressalta.

Também vão ser apresentados aspectos positivos no ambiente escolar. Os materiais que serão expostos foram produzidos pelos alunos durante todo o mês de setembro. Uma oficina de cartazes foi promovida no MPPA em Santarém para a confecção dos materiais.

A ação tem base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD- Lei 9.394/96). Os cartazes vão mostrar artigos da LDB e abordar aspectos que não são cumpridos, como problemas de infraestrutura, entre outros, que afetam a qualidade do ensino.

O Fórum Estudantil é formado por representantes das escolas municipais e estaduais, Movimento Pacto pela Educação no Pará e entidades/organizações estudantis de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. Ele tem como objetivo ser um canal de diálogo entre os estudantes e o Ministério Público e fomentar o protagonismo juvenil nas temáticas relacionadas à educação e áreas afins.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1