Por G1 PA — Belém


Estudantes de escola da rede estadual em Benevides sofrem com abandono

Estudantes de escola da rede estadual em Benevides sofrem com abandono

Alunos da Escola Estadual Helena Guilhon, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, ocupam há uma semana o prédio da instituição para cobrar do Governo do Estado sobre os problemas da escola. Segundo os estudantes, as salas de aula estão sujas e deterioradas. Além disso, não há ventiladores funcionando e os alunos têm que dividir espaço com animais durante os intervalos das aulas.

Segundo os estudantes, a ocupação é em apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino, que já dura um mês. Dentre as reinvindicações da categoria está o reajuste do piso salarial e a melhoria das condições de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) não houve avanço nas negociações com o governo.

“As escolas do Pará apresentam essa situação da Helena Guilhon ou até pior. Nós temos escolas com condições bem inferiores a essa aqui. Essa é uma demanda urgente. A violência cresce no Pará também por conta do abandono da escola pública”, afirma Alberto Andrade, coordenador estadual do Sintepp.

Outro ponto que os alunos reclamam é a falta de carteiras. Segundo eles, quem chega atrasado muitas vezes tem que assistir aula em pé. “Isso é desumano. É uma situação precária que o governo deveria se atentar. Nós precisamos de ajuda, de uma escola de qualidade”, declarou a estudante Ana Carolina Ferreira.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que está contratando a aquisição de 1.500 ventiladores para distribuição nas escolas da rede. Quanto a questão de falta de carteiras, a Seduc disse que já está sendo distribuído o 1º lote, com 200 unidades de carteira às escolas prioritárias. O 2º lote vai ser entregue até o final do mês de junho ao restante das escolas. Caso ainda assim, exista a necessidade de alguma escola receber mais carteiras, a instituição deve enviar um pedido à Secretaria para suprir a necessidade.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1