Por Lislaine dos Anjos, G1 MT


Mãe de um dos alunos da escola publicou foto do bilhete em que foi informada sobre a suspensão da merenda escolar — Foto: Reprodução/Facebook

Alunos da Escola Estadual Professora Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, estão sem merenda escolar após o governo do estado atrasar o repasse necessário para o custeio da unidade. Por meio de uma nota enviada aos pais, a escola informou que, a partir de segunda-feira (16), deveriam enviar a merenda dos filhos deles.

Por meio da assessoria, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) confirmou que houve atraso de 15 dias no repasse trimestral do recurso destinado à manutenção de todas as escolas da rede pública estadual porque a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) precisou priorizar, no início do mês, a folha de pagamento dos servidores.

A Seduc informou, porém, que nesta terça-feira (17) foi feito o repasse de R$ 6 milhões para todas as unidades. A verba é repassada trimestralmente para as contas das escolas. A pasta afirmou, ainda, que não houve atraso no repasse destinado para a compra da merenda escolar.

A mãe de um dos alunos da escola de Barra do Bugres postou na página dela, em uma rede social, o bilhete recebido da escola.

"Não estaremos servindo a merenda escolar, haja vista que o governo do estado de Mato Grosso não tem repassado os recursos necessários para a aquisição de gás de cozinha, material de limpeza e os fornecedores cortaram as vendas. Solicitamos que envie a merenda para o seu filho", diz trecho do recado enviado pela direção da escola.

Na postagem, a mãe diz que irá denunciar o caso ao Ministério Público Estadual "para que os direitos à alimentação e à educação contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam preservados e executados em conformidade com a lei".

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você