Por Laisa Grisi, TV Paraíba


Professora Iolanda com as alunas Camilly e Marcela. — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Alunos de uma escola pública de Campina Grande desenvolveram um projeto literário que resultou em um livro de contos. A obra retrata a realidade em escolas públicas, com relatos sobre bullying e violência. A reflexão é resultado do projeto "Jovens Blogueiros", da Escola Estadual do José Pinheiro e será lançada na sexta-feira (29).

Em 2018, Camilly Miranda e Marcela Lima foram nota dez nas aulas de produção textual. A pedido da professora Iolanda Maria, elas produziram contos literários que relatassem a realidade de uma escola pública.

“No conto que eu desenvolvi o garoto era solitário, se vestia com roupas escuras e ele sofria bullying por causa disso. E teve uma fase da minha vida que eu fui assim. Eu me isolava um pouco e sofria bullying por causa disso”, comenta Marcela.

O conto de Camilly retrata a violência nas escolas sem nunca imaginar que meses depois a cena de um ex-aluno invadindo a escola, derrubando e bagunçando tudo. Chegando a ameaçar a diretora iria acontecer na vida real, semelhante a história que ela escreveu no conto.

“Meu conto vai relatar um desespero na escola, onde uma pessoa de fora entra e coloca todos em perigo. Todos querem fugir e tentam desesperadamente escapar, mas outros empecilhos acontecem sem deixá-las sair. Acho que envolve de certa forma o caso porque as pessoas ficaram em desespero, com medo de se ferir nesse ataque que aconteceu”, explica Camilly.

A reflexão das meninas sobre os caminhos e as consequências das escolhas no mundo escolar impressionou a professora, que resolveu investir na ideia de publicar um livro de contos.

“Elas leram vários livros, resenharam para o blog, disseram se o livro era bom ou ruim. Elas prestaram um serviço à comunidade. Ao ler, refletir e dar opinião elas contribuíram, de certa forma, para a sociedade", comenta a professora Iolanda.

Na mesma escola que registrou o caso de violência, agora floresce poesia. É dessa forma que os alunos, professores e funcionários têm dado exemplos de superação ao trauma vivido.

“Você trazendo esses textos literários você faz o aluno refletir que há duas possibilidades na vida: praticar o bem ou o mal. Mas se você praticar o mal a consequência virá. Você colhe o que você planta”, conclui Iolanda.

Alunos produzem livro após caso de violência em escola pública de Campina Grande

Alunos produzem livro após caso de violência em escola pública de Campina Grande

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você