Professora Iolanda com as alunas Camilly e Marcela. — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Alunos de uma escola pública de Campina Grande desenvolveram um projeto literário que resultou em um livro de contos. A obra retrata a realidade em escolas públicas, com relatos sobre bullying e violência. A reflexão é resultado do projeto "Jovens Blogueiros", da Escola Estadual do José Pinheiro e será lançada na sexta-feira (29).
Em 2018, Camilly Miranda e Marcela Lima foram nota dez nas aulas de produção textual. A pedido da professora Iolanda Maria, elas produziram contos literários que relatassem a realidade de uma escola pública.
“No conto que eu desenvolvi o garoto era solitário, se vestia com roupas escuras e ele sofria bullying por causa disso. E teve uma fase da minha vida que eu fui assim. Eu me isolava um pouco e sofria bullying por causa disso”, comenta Marcela.
O conto de Camilly retrata a violência nas escolas sem nunca imaginar que meses depois a cena de um ex-aluno invadindo a escola, derrubando e bagunçando tudo. Chegando a ameaçar a diretora iria acontecer na vida real, semelhante a história que ela escreveu no conto.
“Meu conto vai relatar um desespero na escola, onde uma pessoa de fora entra e coloca todos em perigo. Todos querem fugir e tentam desesperadamente escapar, mas outros empecilhos acontecem sem deixá-las sair. Acho que envolve de certa forma o caso porque as pessoas ficaram em desespero, com medo de se ferir nesse ataque que aconteceu”, explica Camilly.
A reflexão das meninas sobre os caminhos e as consequências das escolhas no mundo escolar impressionou a professora, que resolveu investir na ideia de publicar um livro de contos.
“Elas leram vários livros, resenharam para o blog, disseram se o livro era bom ou ruim. Elas prestaram um serviço à comunidade. Ao ler, refletir e dar opinião elas contribuíram, de certa forma, para a sociedade", comenta a professora Iolanda.
Na mesma escola que registrou o caso de violência, agora floresce poesia. É dessa forma que os alunos, professores e funcionários têm dado exemplos de superação ao trauma vivido.
“Você trazendo esses textos literários você faz o aluno refletir que há duas possibilidades na vida: praticar o bem ou o mal. Mas se você praticar o mal a consequência virá. Você colhe o que você planta”, conclui Iolanda.
Alunos produzem livro após caso de violência em escola pública de Campina Grande