Por Camilla Resende*, G1 Sul de Minas


A paz foi o tema de um vídeo gravado por escola de Cabo Verde (MG) após caso de violência — Foto: Reprodução/Sonora MG Estúdio

Nos tempos de escola, a rotina é dividida entre o aprendizado e as amizades. A Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães, em Cabo Verde (MG), tinha essa realidade de harmonia até um triste episódio, há cerca de um mês. Uma briga entre duas alunas chocou os colegas e virou assunto principal nas salas e corredores. Para superar a violência, estudantes, professores, pais e funcionários se juntaram para gravar um clipe sobre a paz.

O caso aconteceu entre estudantes de 14 e 15 anos. Depois de uma discussão sobre o ex-namorado de uma das jovens, uma delas agrediu a colega com socos e deu uma facada na costela da vítima. Em uma escola que, até então, nunca havia presenciado casos de violência, aquela foi uma segunda-feira traumática.

A diretora Hanaly de Sousa Dias e Souza conta que, na semana da agressão, foram realizadas ações para tentar amenizar os ânimos. A escola promoveu palestras com psicólogos que abordaram temas como a violência e o bullying. Mas era preciso uma ação maior.

Superação

Deixar para trás a toda a carga negativa, no entanto, exigiu esforço coletivo. Na semana em que o caso completou um mês, a comunidade escolar se uniu para gravação do vídeo que deu início a uma semana especial.

Alunos de escola estadual se reuniram para vídeo sobre a paz em Cabo Verde (MG) — Foto: Reprodução/Sonora MG Estúdio

No clipe, toda a comunidade escolar se reúne ao som da música “Heal The World”, de Michael Jackson, que fala sobre tornar o mundo um lugar melhor para todos. Juntos, estudantes e professores trouxeram a mensagem da música para a realidade da escola: pelos corredores foram compartilhados sorrisos e, fora da escola, em um campo de futebol, todos contribuíram para a formação da palavra “paz”.

"Como a gente tinha que desmistificar que a escola agora estava violenta, surgiu a música. Todo mundo vestiu a camisa. Todos os professores participaram, todos os funcionários. No dia da gravação externa, até o pessoal da rua entrou na dança e participou também. Foi tudo feito no coletivo”, destaca a diretora Hanaly.

Além de registrar a mensagem de paz, a gravação do clipe rendeu momentos de descontração que aproximaram os participantes, como ressalta a estudante Isabella Maria de Oliveira Batista, de 14 anos.

“Com certeza teve um clima de união entre a gente. A gente brincava um com o outro, dava risada, foi muito legal. Um momento de harmonia muito grande na escola.”

Ao lado de Isabella, a aluna Adrieli Cristina Lopes, de 13 anos, também participou do clipe. Para ela, a satisfação se estendeu também para o resultado final das gravações.

“Ao assistir o clipe, eu pude ver a dedicação dos alunos e de toda a equipe escolar para promover a paz. O clipe serviu de exemplo para todos nós. Também o fato, quando aconteceu, mostrou que a violência nunca é o melhor caminho”, descreve Adrieli.

Professores e alunos de escola estadual de Cabo Verde (MG) se reuniram para ações pela paz — Foto: Arquivo Pessoal

Educação Para a Vida

Depois do clipe, os estudantes participaram de uma semana inteira fora da rotina da sala de aula. Os estudantes puderam participar de atividades artísticas e feiras de ciência e empreendedorismo. Quem participou dos saraus e peças de teatro foi convidado a refletir sobre temas desde o racismo até o feminicídio.

Com as feiras, a rotina da escola foi restabelecida: a aprendizagem voltou a dar as mãos aos laços de amizade. A tranquilidade de se divertir enquanto aprende foi presença garantida nos dias letivos.

Além de vídeo pela paz, escola de Cabo Verde (MG) teve ações em semana especial — Foto: Arquivo Pessoal

“As coisas ruins são inevitáveis, a gente não sabe quando pode acontecer. Mas, ainda bem que a escola fez essa semana. Com todos os incentivos, a escola está muito mais unida e, com certeza, a gente tirou coisas boas disso”, finaliza Isabella.

*sob supervisão de Fernanda Rodrigues

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1