Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá


Alunos protestam cobrando reforma de escola que telhado desabou em Santana — Foto: Ugor Feio/G1

Pais, alunos e funcionários da Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior, localizada no bairro Paraíso, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, fizeram protesto nesta segunda-feira (14) para cobrar a reforma do prédio. O ato acontece após o episódio do desabamento de parte do telhado da instituição, que deixou sete pessoas feridas no sábado (12).

A professora Ana Cláudia, de 44 anos, estava em frente a escola mobilizando pais e alunos para a manifestação. Todos estavam de roupa preta, para simbolizar luto pelo acontecido. Nas mãos, cartazes com a hashtag #somostodos everaldo.

Em meio ao contratempo, os participantes lembraram que este ano a escola completa 25 anos de existência e cantaram parabéns à unidade, em tom de lamento.

"A ideia é sensibilizar o poder público a respeito da nossa situação, são 25 anos de escola e nós vamos cantar parabéns hoje, apesar de tudo. A comunidade precisa desse colégio. A gente nunca imaginou que essa tragédia fosse acontecer", declarou a professora Ana Cláudia.

Professora Ana Cláudia mostrou o documento enviado ao poder público cobrando a reforma do colégio — Foto: Ugor Feio/G1

A docente tinha em mãos dois documentos emitidos pela escola, um solicitando à Secretaria de Estado da Educação (Seed) o laudo e as perícias do prédio, além da reforma, que nunca aconteceu. O segundo foi enviado ao Corpo de Bombeiros, pedindo perícia e vistoria técnica.

A Defesa Civil do Amapá informou que o laudo pericial sobre o desabamento do telhado da escola deve ser concluído em até 10 dias. O relatório irá indicar as causas da queda da estrutura e se haverá necessidade de condenação total da escola.

Maria Melo, de 47 anos, é servente do colégio há cinco anos e diz que a situação de abandono da escola é antigo.

"A gente espera que, por fim, a escola receba a reforma que tanto merece. Foi preciso o prédio desabar sobre a nossa cabeça para eles se sensibilizarem", lamentou a funcionária.

Maria Melo é funcionária do colégio há cinco anos — Foto: Ugor Feio/G1

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) detalhou que “a escola é uma das três do município de Santana incluídas no cronograma de manutenção predial, sendo que as obras já estavam previstas para iniciar no dia 22 de janeiro, quando finaliza o ano letivo”.

Informou ainda que será feito novo cronograma para a conclusão do ano letivo e que a secretaria vai definir outro local onde acontecerão as aulas do ano letivo de 2019, enquanto o projeto de reforma estiver em andamento.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1