Por RBS TV


Alunos protestam contra fechamento de escola estadual no bairro Vila Nova

Alunos protestam contra fechamento de escola estadual no bairro Vila Nova

Alunos e professores da Escola de Educação Básica (EEB) Maestro Francisco Manoel da Silva, em Joinville, Norte do estado, fizeram um protesto em frente à unidade na manhã desta segunda-feira (31). Eles são contra o fechamento do local. Outra unidade, a Escola de Ensino Médio (EEM) Dr. Ruben Roberto Schmidlin, também não terá mais aulas, como mostrou o Jornal do Almoço.

Ambas as escolas são estaduais. A Gerência Regional de Educação disse à RBS TV que a mudança faz parte de um reordenamento das unidades.

Manifestação

No protesto, alunos e professores se concentraram em frente à escola. Eles saíram em caminhada pela rua do bairro, o Vila Nova.

As aulas na EEB Maestro Francisco Manoel da Silva encerraram em 14 de julho. Os mais de 700 alunos foram transferidos e nesta segunda, depois das férias, começam as aulas na nova escola do bairro, a EEM Bailarina Liselott Trinks.

Estudantes e professores dizem que foram avisados da mudança há pouco tempo. "Eles apenas nos comunicaram que a gente ia para lá, eles não nos consultaram. E agora, na última semana, eles informaram que dia 31 a gente ia direto para lá", afirmou a aluna Francieli Camisa Schlickmann.

'Não tivemos opção'

Alguns pais e professores são contra o fechamento da escola. Eles dizem que não teve diálogo com a comunidade e que a escola atende a demanda das famílias que moram próximas. Um abaixo-assinado reuniu mais de mil assinaturas contra a determinação do governo.

"O meu filho estudou aqui, a minha filha está estudando e agora simplesmente nos comunicaram que vai fechar e nós não tivemos opção nenhuma", declarou José Schlickmann, pai de alunos.

Transtornos

Para alguns estudantes, a mudança causa transtornos. A escola Bailarina Liselott Trincks é mais longe, fica a três quilômetros da Maestro Francisco.

"Fechando uma escola, tendo outra localização para eles estudarem, dificulta esse acesso à escola. Inclusive, alguns estudantes terão que deixar de fazer cursos ou vão ter que decidir se vão estudar ou trabalhar", afirmou o presidente da União Joinvilense dos Estudantes (Ujes), Jonathan Vitorio da Silva.

Os alunos dizem ainda que na escola nova as turmas vão ser maiores. Elas devem passar de 30 estudantes, como é atualmente, para 40 por sala de aula. Segundo eles, isso compromete a qualidade do ensino porque, com mais pessoas nas classes, os professores têm mais dificuldades de ensinar e os alunos, de aprender.

"Como é que a gente vai fazer um atendimento individualizado com esses alunos? O aluno com maior dificuldade? Se você tem 30 alunos, o que já é bastante em sala de aula, para você fazer um atendimento individualizado já é difícil, imagina com 40", afirmou a professora Clarice Erhardt.

Escola Dr Ruben

No caso da escola Dr. Ruben Roberto Schmidlin, que fica no Morro do Meio, os alunos também foram transferidos para a Bailarina Loselott Trinks. O prédio da escola Dr. Ruben é do município, que cedeu algumas salas para o estado. A distância entre as unidades é de quase sete quilômetros.

Com o fechamento das escolas, 20 professores temporários devem ser dispensados. "A gente está resistindo junto com a comunidade porque essa luta é pelo fechamento de nenhuma escola. A gente entende que escola tem que abrir. A gente não é contra a abertura de novas escolas, mas vamos manter as que têm. Educação é investimento, nunca vai ser despesa", afirmou a coordenadora regional de Joinville do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte/SC), Thaís Tolentino.

Espaço limitado

A Gerência Regional de Educação disse que a Escola Maestro Francisco Manoel da Silva é muito antiga e não suportava mais a demanda do bairro.

"O Maestro, com os seus 60 anos, hoje não atende mais esse espaço necessário para a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos, onde os nossos alunos têm um espaço limitado. A sala de aula não tem uma biblioteca para atendê-los, não tem laboratórios", afirmou a gerente regional de educação, Lorena Rothbarth.

Ela disse ainda que os pais e professores estavam sendo avisados desde o início do ano sobre a mudança.

O prédio da escola Maestro Manoel Francisco da Silva foi cedido para a Prefeitura de Joinville e deve abrigar a nova sede da Guarda Municipal no prazo de aproximadamente 30 dias.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1