Por Ben-Hur Correia, RJ1


Alunos do RJ são os que mais faltam no país por violência

Alunos do RJ são os que mais faltam no país por violência

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (10) o resultado de uma pesquisa nacional sobre saúde escolar. O levantamento aponta que no Rio de Janeiro, 11,6% dos alunos com idade entre 13 e 17 anos deixaram de frequentar a escola por falta de segurança no trajeto entre suas casas e o colégio.

Os dados do IBGE são de antes da pandemia, quando o órgão entrevistou mais 188 mil alunos, de mais de quatro mil municípios.

Evasão por medo no trajeto:

  • Rede pública: 12,5%
  • Rede privada: 6,1%

Os alunos das redes pública e privada do Rio de Janeiro são os que mais faltam aulas por insegurança no caminho para a escola. São 17,6% dos alunos do estado com, pelo menos, uma falta por mês por esse motivo.

Na avaliação só dos estudantes da rede pública, esse número sobe para 20,4%.

Dentre 1,3 milhão de estudantes em todo o estado que deixaram de frequentar a escola por algum motivo de segurança, 95% estavam em escolas que o diretor sabia de algum episódio de violência no local.

O estado também é o líder nacional em outro quesito sobre segurança escolar. Ao todo, 27,7% dos alunos já relataram alguma agressão física.

Na pesquisa, 21% dos alunos afirmaram que foram agredidos pelo pai, mãe ou responsável, pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!