Por EPTV1


Felicidade é uma das disciplinas de uma escola estadual de São Carlos

Felicidade é uma das disciplinas de uma escola estadual de São Carlos

‘Quando não souber o que pedir, peça felicidade. Quando não souber o que doar, doe sua metade’. Assim como sugere o verso do trio musical Melim, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), estão participando de uma disciplina especial para aprender sobre a felicidade.

Visando minimizar os problemas psicológicos, desenvolver a autoestima e promover a alegria, as disciplinas de biologia e educação física se uniram para ensinar sobre esse estado de espírito, por meio de dinâmicas, brincadeiras e visitas de profissionais da área de saúde.

Redução do sofrimento

Disciplina sobre a felicidade tem aulas práticas e teóricas em escola de São Carlos — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Neste primeiro semestre, as aulas interdisciplinares aconteceram duas vezes por semana e reuniram alunos que se preparam para iniciar a faculdade e o trabalho.

Segundo os próprios estudantes, a disciplina os ajuda a entender o mundo, a busca pela carreira ideal e lidar com a instantaneidade da atualidade.

“Parece que todo mundo em volta reduz o nosso sofrimento: é criança, é adolescente. E não. A gente também tem muitos problemas e a gente está crescendo ainda, a gente não sabe como lidar com isso”, disse o estudante Rafael Ribeiro.

Receita para felicidade

Alunos aprendem mecanismos para encontrar e valorizar a felicidade — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Para ensinar a felicidade em forma de disciplina escolar, a professora de educação física Rosana Macedo Venanzi explicou que as aulas trabalham a atenção dos alunos para eles mesmos, com o objetivo de mostrar que a felicidade está dentro de cada um.

“A gente não tem uma receita, infelizmente, mas a gente pôde trazer para eles algumas alternativas, como o exercício físico, buscar a felicidade em algumas coisas da vida, para eles valorizarem isso, se valorizarem”, disse a professora.

De acordo com a professora de biologia Isabel Kakuda, a disciplina foi pensada para combater a tristeza profunda, a ansiedade e a baixa autoestima dos alunos, para evitar que os problemas psicológicos piorem com o tempo.

“Quando você vê o aluno muito quietinho, se você for investigar pode ser que você encontre algum problema de infelicidade, de depressão”, disse.

Ser feliz hoje

A meditação é uma das atividades ensinadas dentro da disciplina sobre felicidade — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Para a estudante Letícia Yukari Hirossi, a disciplina foi fundamental para que ela lide com as pressões da vida adulta que estão, a cada dia, mais próximas.

“Eu estou mais feliz definitivamente. Até o ano passado eu pensava muito nessa questão: o que eu vou fazer quando acabar o ensino médio? E quando eu entrei nessa eletiva teve momentos de meditação, palestras e tudo mais e eu fui percebendo que eu estava focando muito no futuro e estava esquecendo de focar em ser feliz agora”, contou.

Entre os exercícios práticos e teóricos, cada aluno teve a oportunidade de escolher qual é seu método preferido para aprender a ser feliz.

“A meditação que as professoras fizeram com a gente, para mim, foi muito útil e eu comecei a praticar em casa também, aprendi a ter mais autocontrole em todas as situações do dia a dia”, disse o estudante Rafael Shoiti.

Sucesso

Professoras e alunos consideram a disciplina um sucesso — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Considerada um sucesso pelos educadores, a disciplina tem curta duração, pois faz parte de um projeto de eletivas semestrais, que visa trabalhar a autonomia e a consciência social dos adolescentes.

Segundo os professores, após as aulas, é possível perceber uma melhora significativa no comportamento dos alunos.

“Essa turma é maravilhosa, a gente teve um excelente resultado, foi até mais do que a gente esperava”, contou Rosana.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1