Por Cassio Andrade, Diário TV 1ª Edição


Primeira fase do Fuvest acontece no dia 10 de janeiro

Primeira fase do Fuvest acontece no dia 10 de janeiro

O ano de 2021 está apenas começando, mas muitos estudantes do Alto Tietê já estão concentrados por conta da proximidade dos vestibulares.

No próximo domingo (10), por exemplo, será realizada a primeira fase da Fuvest. Por isso, alunos da região vêm mantendo o foco e o ritmo de estudos nos últimos dias para tentarem uma vaga na Universidade de São Paulo (USP).

Um desses estudantes é Lucas Pozzani. No ano passado, ele chegou a prestar a Fuvest, com o objetivo de conhecer a prova. Para este ano, ele resolveu se dedicar mais e tem estudado muito, já que vai tentar uma vaga no curso de Relações Internacionais, que está entre os cinco mais concorridos.

“Eu me sinto muito mais preparado do que no ano passado. Isso que me dá uma motivação. Mas é aquela coisa: vestibular é uma variável. Você sabe se está preparado na hora. Mas estou confiante neste ano. Acho que vou conseguir”, disse Lucas.

Alunos do Alto Tietê se preparam para o vestibular da Fuvest — Foto: Reprodução/TV Diário

Na região, a prova será aplicada em uma universidade de Mogi das Cruzes. No domingo, pelo menos 2,5 mil candidatos são esperados para a realização do vestibular. Neste ano, além de levar o material com o qual já está acostumado, como caneta e comprovante de inscrição, o candidato terá de ficar atento a medidas de segurança que serão adotadas por conta da pandemia.

Para entrar no local de prova, é necessário estar de máscara. Além disso, para comer alguma coisa, o candidato terá de sair da sala, que, por segurança, estará com apenas 40% de ocupação.

O estudante Iago Oliveira conhece a rotina da prova. Esta vai ser a terceira vez que ele tentará uma vaga para Biomedicina. Ele também vai prestar para medicina, mas o foco é a área biológica. Além da experiência que já tem no vestibular, Iago usa uma técnica que aprendeu com a mãe: a meditação.

“Essa preparação mental é um dos privilégios que eu tenho. Muitas pessoas acabam estudando o ano inteiro, se preparando muito, mas ficam nervosas na hora da prova. Por mais que ela tenha um conhecimento, ela acaba travando, não lembrando, dá branco. Ela se desespera. A terapia ajuda muito, junto da meditação, a ter uma mente mais preparada e mais firme. Na hora da prova, qualquer coisa que você tenha a mais já é um bônus excelente”, falou Iago.

Professor de cursinho orienta alunos para realização das provas

O Diário TV conversou com o professor de cursinho Renato Lemes Júnior sobre a realização dos vestibulares em um momento tão atípico para os estudantes. Ele reconhece que 2020 foi um ano de muitos desafios na educação em virtude da pandemia, com as aulas sendo realizadas de maneira on-line. Apesar das dificuldades, o professor acredita que muitos alunos estão preparados para as provas que se aproximam.

“Este ano que passou foi de grandes desafios para todos nós, tanto alunos quanto professores, que tiveram de mudar sua rotina, sair de uma zona de conforto para poderem se ambientar a uma realidade que não era deles. Mas eu sempre digo que a melhor estratégia é aquela que você adota ao longo de todo o ano. Muitos tiveram problemas de falta de estrutura. Outros tiveram dificuldades para concluir o ensino médio. Mas é importantíssimo destacar que o protagonista no processo de ensino e aprendizagem é o estudante”, disse o professor.

“Os alunos ganharam mais maturidade. Eles tiveram mais contato com eles mesmos, buscando uma motivação intrínseca para que eles possam conquistar os seus resultados na prova”.

Professor de cursinho falou sobre a proximidade dos vestibulares — Foto: Reprodução/TV Diário

Vale lembrar que, nos finais de semana seguintes à Fuvest, também serão realizadas as provas do Enem, marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. O professor falou sobre aspectos importantes aos quais os candidatos devem se atentar no momento da realização dessas provas e também de outros vestibulares.

“Existem quatro pontos em que o aluno pode ter grandes problemas e que deve levar em consideração. Primeiro, o conteúdo. Ele tem que ter muito bem organizado todo o conteúdo, de maneira cronológica, estudado ao longo do ano passado, e muita atenção a erros básicos que o aluno acaba cometendo na hora da prova. Além disso, desequilíbrio emocional e falta de estratégia de tempo. O aluno deve se atentar ao conteúdo, à sua atenção, à questão emocional e à boa estratégia de tempo para resolução. E aí eu volto a dizer: ele vai utilizar toda a estratégia já adotada por ele ao longo do ano passado. Ele tem que fazer a mesma coisa. Não existe uma fórmula pronta. O que existe, sim, é toda a experiência vivenciada por esse aluno, que vai fazer toda a diferença”.

Assista a mais notícias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!