Por Wesley Cunha, RPC Ponta Grossa


Estudantes de distritos de Ponta Grossa estão sem transporte escolar

Estudantes de distritos de Ponta Grossa estão sem transporte escolar

Estudantes dos distritos de Itaiacoca e de Guaragi, na zona rural de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, estão deixando de ir à escola por falta de transporte escolar.

Eles dependem de ônibus da prefeitura. A administração pública alega que problemas na licitação impedem que o serviço seja fornecido e que 10 localidades dos dois distritos estão sem transporte escolar.

'Só quero transporte para o meu filho, para a educação dele', diz a mãe Janete Andrade Pinto — Foto: Reprodução/RPC

"A gente fica preocupada, nervosa porque quer o bem dos filhos. Só quero o transporte para o meu filho, para a educação dele. Porque, no nosso lugar, já somos abandonados pela prefeitura mesmo", diz a mãe Janete Andrade Pinto.

A indignação da Noemi dos Santos é pelo neto, Juliano dos Santos, que, há dias, está com o material arrumado.

"Eles falam que a prioridade é a educação, mas eles não estão preocupados com a educação", acredita Noemi.

O adolescente tem a chance de estudar mais que a avó, que cursou até a quarta série, mas, sem ter como chegar à escola, o sentimento dele é o de frustração. "Não dá nada certo para se não for para a escola", afirma Juliano.

A indignação da Noemi dos Santos é pelo neto, Juliano dos Santos, que, há dias, está com o material arrumado — Foto: Reprodução/RPC

"Isso não é justo. Todo mundo precisa estudar, a gente tem que estudar", reclama a mãe Valéria dos Santos.

Em Itaiacoca, uma escola estadual e uma municipal funcionam no mesmo terreno. São cerca de 145 alunos de oito localidades estudam no local - alguns percorrem mais de 25 quilômetros.

Na manhã desta terça-feira (20), funcionários informaram que um terço dos matriculados está faltando às aulas.

Os pais Verialdo e Evanira da Luz estão tentando dar um jeito. É a primeira vez do filho deles na escola. Nesses primeiros dias do ano letivo, eles estão se revezando com o vizinho pra levar as crianças de carro.

"A gente já explicou que ele iria com o ônibus, que ia ter a monitora, que iam cuidar bem dele no ônibus. Agora, a gente chegou e soube que não ia ter o transporte. Ficamos decepcionados porque é um direito que não está sendo respeitado", conta Evanira.

Verialdo e a Evanira da Luz estão tentando dar um jeito. É a primeira vez do filho deles na escola. — Foto: Reprodução/RPC

Quem faz ensino médio ou faculdade na cidade também está sem ônibus. A sobrinha do Pedro da Luz, por exemplo, está dormindo na casa de parentes em Ponta Grossa.

"Minha sobrinha foi parar na cidade até resolver esse problema. Ela foi ficar na casa da minha filha para estudar porque o transporte da noite não está tendo e não sabe quando vai vir", relata ele.

Quem não tem como dar um jeito na situação, continua na espera. O que deixa os moradores mais indignados é que não é a primeira vez que esse problema ocorre no início do ano letivo. "Já faz três anos que que é assim", revela o pai Sebastião Silvestre Meira.

O que a prefeitura diz

Em nota, a prefeitura explicou que a licitação que previa a contratação do transporte para 11 linhas dos distritos de Ponta Grossa foi impugnada, duas vezes, por uma das empresas participantes do processo.

Em uma dessas linhas, o transporte de professores e alunos está sendo feito com um carro da prefeitura.

Agora, a um novo pregão está marcado para 5 de março. Se, dessa vez, não houver impugnações, o transporte deve ser retomado até o fim de março. A administração pública informou, ainda, que os alunos não serão prejudicados, porque o conteúdo será reposto.

Veja mais notícias da região no G1 Campos Gerais e Sul.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você