Por G1 Sul do Rio e Costa Verde


Alunos de escolas públicas produzem jornal em conjunto com a PM de Barra Mansa

Alunos de escolas públicas produzem jornal em conjunto com a PM de Barra Mansa

Alunos de escolas públicas e policiais militares de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, estão trabalhando juntos para produzir um jornal impresso. O “Se liga aí” é desenvolvido pelos jovens e distribuído entre os estudantes e para a população.

A ideia do projeto, lançado em outubro, é estreitar laços entre as escolas e a polícia como forma de garantir a segurança dos alunos e de toda a sociedade.

O jornal é escrito pelos alunos, com supervisão da equipe da escola e ajuda dos policiais. Eles debatem os temas que querem abordar em cada edição e depois escrevem as matérias. A impressão é feita com ajuda de um jornal de Barra Mansa.

"Apresentamos os temas que são pertinentes a vida do jovem no ambiente escolar como o bullying, as drogas, tudo que diz respeito aos jovens dentro desse ambiente, aquilo que pode trazer problemas”, contou Christopher Faustino, um dos participantes do projeto.

"Muitos adolescentes hoje em dia não têm acesso ao jornal. Ver todo mundo da escola gostando é uma iniciativa muito boa para prestigiar os policiais da ronda que ajudam muito na escola e tem um papel muito bom", disse a aluna Andressa de Souza.

A próxima edição vai ser lançada em dezembro. Depois de definidos os temas, os alunos vão ser repórteres. Vão fazer entrevistas e escrever as matérias.

"É uma linguagem própria dos jovens. Eles trazem para a gente ideias, compartilham junto as nossas ideias, mas proporcionam uma linguagem que vai atingir muito mais os jovens", explicou Sandra Botelho, diretora da Escola Barão Aiuruoca.

A iniciativa é do 28° Batalhão da Polícia Militar. Por enquanto, participam escolas municipais e estaduais de Barra Mansa, mas a ideia é ampliar para as outras cidades da região.

"Algumas diretoras propuseram para nós que a gente falasse na linguagem deles, trouxesse eles para o nosso lado falando sobre ato infracional, quais são as medidas socioeducativas, quais as consequências de certas atitudes dentro da escola. E daí surgiu a ideia de a gente fazer um jornal. Os secretários de educação dos outros municípios também já estão divulgando essa ideia para que na próxima edição a gente tenha outros municípios aqui também", finalizou a comandante da Polícia Militar Luciana Oliveira.

Jornal ' Se liga aí' — Foto: Reprodução TV Rio Sul

Alunos durante confecção de jornal — Foto: Reprodução TV Rio Sul

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!