Por G1 AM


Estudantes percorreram ruas do município para pedir por refeições e continuação das aulas integrais — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Alunos das duas escola de tempo integral de Parintins, município a 369km de Manaus, fizeram um protesto nesta quinta-feira (8). Os estudantes afirmam que, desde o começo do ano letivo, as aulas ocorrem apenas pela manhã por falta de almoço. Professores se juntaram à manifestação para cobrar reajuste salarial.

Por conta da falta de refeição, os alunos não têm tido aulas todo o dia, segundo o aluno Alex Eduardo. "Nós do 3º ano, por exemplo, não tivemos uma aula de química, não tivemos uma aula de biologia e são assuntos que vão cair no vestibular. Então hoje a gente veio para dar uma aula de cidadania, consciência política na situação", disse.

O protesto também reuniu professores da Rede Estadual de Educação. Eles cobraram o reajuste salarial da categoria, conforme conta a professora Vânia Leite.

"Nós estamos tendo uma perda de 35% do nosso salário, então a gente só está pedindo esse reajuste. Nós, professores, nos sentimos à vontade de convidar os alunos a também virem requerer essa perda intelectual de 40% que eles estão tendo diariamente", afirmou.

As manifestações terminaram em frente da Catedral da Padroeira do município. Profissionais da área da saúde também se juntaram às manifestações, exigindo melhorias salariais e profissionais para a categoria.

A responsável pela coordenadoria regional de educação do município não foi localizada para comentar sobre os protestos. A Rede Amazônica entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aguarda posicionamento sobre as reivindicações dos manifestantes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?