Por Lucas Marreiros, G1 PI


Estudantes denunciam falta de ventiladores e ar condicionado e relatam passar mal na aula

Estudantes denunciam falta de ventiladores e ar condicionado e relatam passar mal na aula

Alunos do Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor Ruy Leite Berger Filho, no bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina, denunciam a falta de ar condicionado nas salas de aula. Os estudantes relataram ao G1 que apenas um ventilador de parede é utilizado em uma sala com cerca de 45 alunos.

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comunicou, por meio da assessoria, que está organizando um plano de atendimento às demandas da escola. A Seduc informou ainda que o CEEP Professor Ruy Leite Berger Filho será atendido o mais rápido possível.

Em vídeo gravado pelos estudantes, a aluna Maria Fernanda, 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio na escola, relata a situação. "Venho aqui apelar porque aqui não tem ar condicionado e o governo não manda. Aqui estamos em uma situação extremamente precária. Só temos um ventilador que funciona", disse.

A estudante contou que alguns alunos sentam próximo às janelas para tentar aliviar o calor com o vento, mas que o sol bate diretamente neles. "A gente passa mal e os professores também. Como é que a gente vai estudar desse jeito se os professores não aguentam dar aula e os alunos não aguentam estudar com todo esse calor?”, questiona.

Alunos relatam que sala tem apenas um ventilador de parede — Foto: Arquivo Pessoal/Maria Fernanda

Maria Fernanda contou que as circunstâncias pioraram após terem fechado os cobogós (entradas de ar) que possibilitavam mais ventilação na sala. “Disseram que iam tampar para colocar o ar condicionado, isso foi no início do ano e nunca colocaram, desde então o calor está bem pior”, lamentou a aluna.

O pai da aluna está preocupado que a situação prejudique o rendimento escolar da filha. “Ela me contou a situação e eu fico com medo de prejudicar a educação dela. Ficamos até receosos de deixá-la nessa escola devido a essas condições precárias que o colégio se encontra”, declarou Francisco Abreu.

Leia a nota da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, sobre a denúncia dos estudantes do CEEP Professor Ruy Leite Berger Filho sobre a falta de ar condicionado nas salas de aula, está organizando um plano de atendimento às demandas de todas as escolas da rede pública estadual, a começar pelas que se encontram em situação mais crítica A Seduc informa ainda que a unidade será atendida o mais rápido possível.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!