Por Desirèe Assis, g1 Rio Preto e Araçatuba


Alunos de Mirassol (SP) representam o Brasil em olimpíada internacional de matemática na Tailândia — Foto: Argel do Valle/Educação SP

Dez alunos de 15 e 16 anos de uma escola estadual de Mirassol, no interior de São Paulo, estão de malas prontas para embarcar para Bangcoc, na Tailândia, onde vão concorrer a medalhas por uma olimpíada internacional de matemática.

Alunos de escola estadual de Mirassol (SP) se preparam para competição internacional de matemática — Foto: Kalel Rodrigues de Souza/Arquivo pessoal

A viagem começou nesta quarta-feira (21), quando os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Domarco seguem para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de onde partem para a Ásia.

Os representantes de Mirassol receberam mais de 100 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) em 2023, aplicada na escola e utilizada como seleção de participação na International Talent Mathematics Contest (ITMC).

Estudantes de Mirassol (SP) embarcam para Tailândia (SP) — Foto: Argel do Valle/Educação SP

A competição será realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro e a expectativa dos estudantes é trazer medalhas ao Brasil.

Um deles é o medalhista de ouro e 3º colocado no estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Kalel Rodrigues de Souza, de 16 anos. Ao g1, o adolescente contou que é apaixonado por matemática, poesia e ciências.

Kalel Rodrigues de Souza, estudante de Mirassol (SP), conquistou medalhas em olimpíadas de matemática e poesia — Foto: Kalel Rodrigues de Souza/Arquivo pessoal

Por isso, ele decidiu criar o clube juvenil focado em olimpíadas, com o intuito de incentivar e cativar os colegas de classe a participarem das competições. Segundo ele, a maior motivação é aumentar a coleção de troféus conquistados.

Estudante de Mirassol (SP) Kalel Rodrigues de Souza acumula medalhas e troféus das olimpíadas que participa — Foto: Kalel Rodrigues de Souza/Arquivo pessoal

No passado, então, a equipe do clube participou da OIMSF, e o desempenho surpreendeu até mesmo os professores. Dessa forma, eles chamaram a atenção do ITMC e receberam, em outubro, o convite para integrar o grupo de alunos que vai representar o Brasil na olimpíada internacional.

"Eu pensei em ter algo diferente na escola, cativar os alunos para a matemática. Graças a isso, somos medalhistas em várias olimpíadas. Por isso, foi uma surpresa muito grande receber o convite, algo que não esperava. Na hora, pensei que parecia um sonho muito distante, mas que íamos correr atrás", detalha Kalel.

Caroline Queren Gregui Mendes (ao centro) vai à Tailândia com os colegas da escola de Mirassol (SP) — Foto: Caroline Queren Gregui Mendes/Arquivo pessoal

Caroline Queren Gregui Mendes, de 15 anos, que sonha em se graduar em astrofísica ou engenharia, também embarca com os colegas de turma para a Tailândia. De acordo com a adolescente, o que mais a preocupa é concluir as 30 questões da prova em 90 minutos.

"A ansiedade está nos consumindo. Mas eu gosto de tudo que é conta, cálculo. Tem aquele medo no fundo, mas sabemos que é por um bem maior", reforça a estudante.

Assim que souberam que poderiam viajar, os adolescentes começaram a maratona de estudos durante as férias, com ajuda do professor de matemática e mestre em estatística pela UFScar Denilton da Silva Vieira.

Professor Denilton da Silva Vieira com os alunos de Mirassol (SP) que vão competir pela olimpíada de matemática — Foto: Denilton da Silva Vieira/Arquivo pessoal

À reportagem, o professor explicou que começou, em 2022, um trabalho com os estudantes da escola voltado ao aprofundamento de conteúdos em matemática, o que também estimulou o interesse deles pelos números.

O resultado, conforme Denilton, é perceptível com as conquistas de medalhas nas olimpíadas das quais participam, de modo que cresce a expectativa para a competição na Tailândia.

Professor Denilton da Silva Vieira preparou os alunos de Mirassol (SP) para competição internacional de matemática — Foto: Denilton da Silva Vieira/Arquivo pessoal

Entre questões de raciocínio lógico, equações e resolução de situações-problemas, com duas horas diárias, em janeiro, os estudantes receberam as orientações do professor para um bom desempenho.

"Eles foram preparados com estudos intensivos em inglês, porque a avaliação é feita nessa língua. Eu montei o material e eles ficaram empenhados. A importância disso tudo é fazer com que eles se reconheçam, encontrem sentido no que fazem", salienta o professor.

Incentivados pelos resultados e determinados a viajar, os alunos e professores receberam ajuda financeira da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para a compra das passagens e material didático que vão utilizar na competição.

Alunos de Mirassol (SP) embarcam para a Tailândia (SP) — Foto: Argel do Valle/Educação SP

Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!