Por G1 Vale do Paraíba e Região


Estudantes de Taubaté criam óculos que auxilia deficientes visuais

Estudantes de Taubaté criam óculos que auxilia deficientes visuais

Os alunos do ensino médio de uma escola estadual de Taubaté (SP) desenvolveram um óculos que facilita a rotina de pessoas com deficiências visuais. O acessório emite um efeito sonoro toda a vez que algum objeto se aproxima do rosto da pessoa.

A ideia surgiu no ano passado, a partir da necessidade de ajuda a um amigo dos estudantes da Escola Estadual José Marcondes de Mattos, do bairro do Bonfim.

“Com o tempo ele acabou tendo essa deficiência visual, aí pensei em alguma forma de ajudar ele. No fim, conseguimos produzir isso”, afirma Sebastião Guilherme Júnior, estudante de 16 anos e um dos idealizadores do objeto.

O projeto aconteceu a partir das aulas de física que o grupo obteve na unidade escolar. A ideia deu tão certo que o projeto foi inscrito em uma Feira de Ciência de Escolas Estaduais de São Paulo.

O projeto já passou por duas etapas e agora aguarda a fase final que acontece durante o mês de abril. Caso ele passe, a proposta deve integrar um grupo de seis vencedores que vão representar o estado em feiras nacionais e internacionais.

A oportunidade de colocar a ideia em prática facilitou os ajustes no óculos. O reforço veio com a entrada do aluno Lincoln Floriano, de 17 anos. Ele tem cegueira total e entrou no princípio desse ano na sala dos alunos. O estudante é o único deficiente visual da escola, e sua entrada fortaleceu o projeto.

"O Lincoln não para de falar, porque isso foi uma coisa muito nova. Ele está muito ansioso e feliz em saber quando ele andar vai sentir uma porta, algo que possa atrapalhar o andar dele", destaca Adriana Floriano, mãe do estudante.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?