Educação

Por g1 São Carlos e Araraquara


Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP) — Foto: Google Street View/Reprodução

Um grupo de cinco alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), estão entre os finalistas da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow (Repostas para o Amanhã), programa global de cidadania corporativa promovido pela Samsung.

Eles desenvolveram uma alternativa para a reciclagem de isopor.

A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM - sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Os alunos sãocarlenses desenvolveram um projeto chamado 'ISOR'Color'. O grupo é orientado pelas professoras Barbara Daniela Guedes Rodrigues e Isabel Cristina Santana Kakuda.

Ao todo, a fase final do desafio selecionou dez equipes, que representaram os estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Bahia e São Paulo.

Próxima etapa

Agora, as equipes finalistas devem produzir um vídeo falando sobre o projeto. Esses vídeos estarão disponíveis no site do programa no período de votação, que terá início em 8 de novembro.

Além disso, até o dia 8 de novembro as equipes finalistas terão sessões de mentorias técnicas para apoiar a produção de modelos/protótipos antes da final, que ocorre no dia 22 de novembro.

Sobre o ‘Solve for Tomorrow’

O projeto Solve for Tomorrow, que na etapa nacional recebe o nome de Respostas para o Amanhã, foi criado pela empresa de tecnologia Samsung em 2012 com o objetivo de engajar alunos de escolas públicas do mundo todo a desenvolverem soluções para problemas reais que são enfrentados diariamente pela comunidade onde cada instituição de ensino está inserida.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow já envolveu mais de 168 mil estudantes, mais de 36 mil professores e cerca de 6 mil escolas públicas. Na edição de 2022, o programa registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao ano anterior.

Prêmios

Cada aluno integrante das equipes finalistas já ganharam um tablet. Os professores orientadores receberam notebooks.

Depois do júri popular, os alunos das três equipes escolhidas pelo público e seu respectivo professor, ganharão fones de ouvido Samsung BUDs. As escolas serão premiadas com TVs de 55 polegadas.

E os vencedores nacionais serão premiados com os seguintes prêmios:

  • 1º lugar: 1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
  • 2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
  • 3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
  • cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!