Por Jornal da EPTV 1ª Edição


Alunos de escola municipal voltam às aulas sem carteiras, em Campinas

Alunos de escola municipal voltam às aulas sem carteiras, em Campinas

Alunos do quinto ano da Escola Municipal de Educação Infantil Edson Luis Lima Souto, na Vila San Martin, em Campinas (SP), iniciaram o período letivo de 2018, nesta segunda-feira (5), sentados no chão pela falta de carteiras. Todos acabaram dispensados pela diretoria.

Um vídeo enviado à EPTV, afiliada da TV Globo, por uma mãe de aluno mostra os estudantes sentados no chão ao lado da professora após ela fazer as apresentações normais do início do ano . Assista ao vídeo acima.

No vídeo, a mãe descreveu o que ela encontrou nesta manhã desta segunda.

“Os pais entram na escola e a professora apresenta a sala de aula. E, para nossa surpresa, os alunos estão sem carteira! Tá aí um recado para nossa Prefeitura. Queremos saber o que vai acontecer?”, questiona a mãe de aluno.

No meio da manhã, os alunos das três salas do quinto ano foram dispensados pela falta das carteiras para apoiar o caderno.Uma mãe contou que um dos alunos queria permanecer na sala de todo jeito para estudar.

“Um dos alunos estava tão empolgado que perguntou para a professora se poderia escrever e apoiar o caderno na perna. A professora disse que não poderia devido ele ser pequeno, e que eles não poderiam sentar no chão por causa da higiene”, lembra a dona de casa Suseli Domingues, que tem filho na unidade escolar.

Alunos de escola municipal de Campinas sentados no chão no primeiro dia de aulas — Foto: Reprodução/EPTV

Pedido de reposição

A dona de casa Nadia Martins faz parte do Conselho Escolar da Escola. Ela disse que as carteiras estavam quebradas no fundo da escola e a direção já havia pedido um lote de reposição no ano passado.

“Eles pediram porque as carteiras estragaram. Não vai ficar com carteira estragada né? Eu concordo com isso aí”, declara Nadia, que não soube dizer quando o filho iria voltar a estudar.

Diante deste problema, os pais esperam agora uma informação sobre a retomada das aulas.

A EPTV constatou carteiras estragadas em um corredor no fundo da unidade escolar.Ninguém da direção quis falar com a reportagem, e a entrada da equipe não foi permitida.

A Prefeitura de Campinas informou que as carteiras deveriam ter chego na sexta-feira (2), mas ocorreu um problema de logística. A previsão é que as aulas sejam normalizadas nesta tarde. A administração informou que vai investigar o que ocorreu e repor aulas perdidas.

Alunos sentados no chão durante o primeiro dia de aulas, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Creche sem cozinha

Ao lado da escola no San Martin, há uma creche de período integral. As mães dos alunos também foram surpreendidas com a falta de estrutura no primeiro dia de aulas. A reforma na cozinha não ficou pronta.

Sem cozinha, a direção deu duas opções para os pais. Os responsáveis pelos estudantes teriam que definir entre voltar para casa antes do almoço, servido às 12 horas, ou as mães teriam que levar os filhos para lanchar na escola ao lado.

“Eu vou levar meu filho embora. Prefiro esperar a reforma acabar. É mais seguro para eles”, disse a dona de casa Cristina dos Santos.

A Prefeitura não comentou o caso ainda.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1