Por G1 Bauru e Marília


Salas de aula sem iluminação impedem semestre letivo e prejudicam alunos de escola de Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

Os alunos da Escola Estadual João Maringoni, no bairro Beija-Flor, em Bauru (SP), estão sem aulas há cinco dias, depois que criminosos furtaram toda a caixa de fiação elétrica junto com outros fios da CPFL. Sem iluminação e água, a direção optou por cancelar as aulas duas semanas antes do fim do primeiro semestre, deixando os pais e responsáveis dos alunos inconformados com a situação.

A dona de casa Maria Inês Mesquita, avó de um dos alunos, também está indignada. "[Ele] vai ficar sem aula? Férias prolongadas demais, acho que isso está errado", diz. Segundo os funcionários da escola ouvidos pela reportagem, é a primeira vez em 30 anos que o prédio é furtado desta forma.

Alunos de escola de Bauru têm 'férias antecipadas' após furto da fiação do prédio

Alunos de escola de Bauru têm 'férias antecipadas' após furto da fiação do prédio

Neto da dona de casa Inês Mesquita está estudando em casa por conta da escola fechada — Foto: Reprodução/TV TEM

Os funcionários descobriram o que tinha acontecido no sábado (17), dia do projeto Escola da Família.

Desde segunda-feira (19), todas as atividades foram canceladas, inclusive, no período de avaliações finais do semestre, como conta a mãe de um aluno da unidade, a dona de casa Ana Paula Oliveira Sales.

A mãe Ana Paula Oliveira Sales afirma que está muito triste com a situação — Foto: Reprodução/TV TEM

"Eles estavam em período de provas, para estar em férias, e ver essa situação dói muito no coração", conta Ana Paula Oliveira Sales.

Ana Paula e outra mãe, Aline Cardoso, alegam que falta policiamento da ronda escolar da Polícia Militar. Como a escola não pode ficar fechada, os funcionários se revezam para manter o local aberto, mas ninguém consegue trabalhar sem energia e sem água, já que a bomba não funciona.

A Assessoria da Polícia Militar informou em nota que possui 5 viaturas e 10 policiais militares direcionados à Ronda Escolar que "atuam por meio de policiamento ostensivo preventivo, em todas as Unidades Escolares, procurando atender as necessidades peculiares de cada Unidade, e em caso de ocorrências que fogem ao planejamento, os Comandantes das Companhias territoriais adotam medidas extraordinárias para atender as demandas até o retorno à normalidade."

Em nota, a CPFL informou que constatou os danos aos equipamentos e que "aguarda o contato do poder público, informando a regularização do padrão de entrada - sob responsabilidade da escola - para regularização do cliente". Também afirma que no endereço da escola não consta interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Criminosos levaram fiação da Escola Estadual João Maringoni em Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1