Por Roberto Paiva, Bom Dia SP — São Paulo


PM discute com professora durante protesto de alunos em Barueri

PM discute com professora durante protesto de alunos em Barueri

Alunos da Escola Estadual Lênio Vieira de Morares, em Barueri, na Grande São Paulo, ocuparam a escola durante parte da noite desta segunda-feira (16), para protestar contra uma possível transferência para colégios mais distantes. A Polícia Militar foi acionada e professores alegam que a abordagem foi "truculenta".

Uma mãe de aluno explica que os estudantes do ensino médio noturno souberam que poderiam ser transferidos para outras escolas contra sua vontade. “Eles alegam que querem alguém do estado para passar a situação para eles, o que está acontecendo, porque eles querem continuar na escola em que eles estudam.”

Uma representante da Secretaria Estadual de Educação disse que foi feito um estudo sobre uma eventual transferência dos alunos. "Não há transferência, o ano letivo não foi concluído, os alunos nem concluíram o ano ainda e nós estamos apenas fazendo alguns estudos. Para o ano de 2020, os alunos estarão aqui."

Nesta terça-feira (17), a secretaria enviou à TV Globo um documento onde se compromete a manter o ensino noturno na Escola Estadual Lênio Vieira de Moraes.

Outras duas escolas da cidade, a República de Cuba e a Ivani Maria Paes, também passariam por uma reestruturação. No entanto, o secretário estadual garante que nada muda no próximo ano.

Os alunos deixaram o colégio no final da noite desta segunda-feira, após confirmação de que não serão transferidos em 2020.

Vídeo de abordagem

Um vídeo mostra uma professora, de outra escola, sendo abordada por um PM. Ele pede o documento da docente e afirma que ela está sendo abordada.

Durante a abordagem ela e o policial se exaltam e gritam um com o outro. Ela pede por um advogado e policial afirma que, ainda que seja chamado o advogado, é necessária a entrega do documento e avisa que, caso ela se recuse, pode ser encaminhada para a delegacia "por resistência".

A professora explicou a sua reação ao policial. “Eles chegaram aqui todos truculentos, ameaçando os alunos, falando que iam pular o muro e quando eles pediram para os alunos abrirem o portão, eu pensei que eles iam entrar e agredir os alunos. Totalmente despreparados. Não é assim que se trata um professor, não é assim que se trata adolescente, não é assim que se trata alunos.”

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que vai analisar as imagens para identificar o policial e as circunstâncias. A Secretaria Estadual de Educação afirmou que a gestão é compartilhada com a prefeitura de Barueri.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!