Por g1 — Petrópolis


Estudantes de todo o Brasil começaram, nesta segunda-feira (6), a fazer as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas pelo Governo Federal para alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais, além de uma amostra que ocorre também na rede privada.

Em Petrópolis, alunos de 80 escolas do município participam dessa avaliação, que juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O índice do Ideb, segundo a Prefeitura, despencou nos últimos anos durante a pandemia, sendo necessário começar um projeto de recuperação da educação pública na cidade.

"Trabalhando em rede, buscando a equidade e tendo como meta a alfabetização na idade certa temos certeza que vamos conseguir melhorar os índices”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre as ações implementadas pela Prefeitura estão a parceria com o Centro Lemann para a formação de lideranças educacionais para a equidade na educação (com aulas online e presenciais nas cidades de Sobral (CE), São Paulo e Petrópolis), formações continuadas para os profissionais da Educação, e a implantação da lei de 1/3 para planejamento e a criação do projeto Espiral (que tem como objetivo fortalecer o projeto de alfabetização).

“Trabalhamos nesses 22 meses com muita responsabilidade e comprometimento para transformar a educação da nossa cidade. Estamos confiantes que vamos colher bons frutos, melhorando os nossos índices e qualificando ainda mais a educação pública de Petrópolis”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Saeb

O Saeb é uma prova de português e de matemática feita a cada dois anos por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. São realizados testes e questionários, refletindo os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Desta forma, por meio da avaliação é possível saber a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, fornecendo subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base nas evidências constatadas.

A Secretaria de Educação encaminhou material motivacional para os estudantes e dicas para os gestores e professores das unidades que vão realizar o Saeb.

“O objetivo é criar um ambiente tranquilo para que os alunos e alunas possam fazer as provas, envolvendo toda a comunidade escolar e as famílias”, ressaltou Adriana de Paula.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!