Por Tiago Terciotty, TV Centro América


Estudantes fizeram um vídeo para denunciar a situação — Foto: TVCA/Reprodução

Desde o início do ano, estudantes de comunidades rurais de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, estão tendo dificuldades para frequentar a escola por problemas no transporte coletivo. Constantemente, segundo a coordenação da unidade de ensino, o transporte é suspenso. A Secretaria de Educação do município disse que está tentando solucionar a situação.

Além dos alunos que frequentam o ensino regular, as crianças com deficiência que estudam em Cuiabá estão sem ir à escola há duas semanas, também por falta de ônibus para fazer o transporte.

O secretário de Educação, Pedro Gualberto Ribeiro Filho, disse que são 14 veículos para fazer o transporte escolar, porém, muitos estão quebrados e, com isso, o número de carros disponíveis é insuficiente para levar os alunos até as escolas.

Cerca de seis mil alunos são atendidos pela rede municipal e aproximadamente 30% são moradores da zona rural e dependem do transporte escolar para chegar à escola.

Ônibus sucateados em Leverger deixa estudantes sem transporte

Ônibus sucateados em Leverger deixa estudantes sem transporte

Os pais dos alunos com deficiência que também precisam ir à escola dizem que ficar sem o transporte é complicado.

O servidor público Deolino José de Melo tem uma filha com deficiência que depende do ônibus disponibilizado pela prefeitura e está sem aula.

“Para os alunos que fazem acompanhamento, um dia sem aula é um prejuízo para a evolução e para o desenvolvimento deles”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, ao menos para as crianças com deficiência, o problema deve ser solucionado na próxima quarta-feira (18).

Ele disse ainda que a prefeitura reformou um ônibus, que agora tem um elevador para atender melhor os estudantes com deficiência.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1