Por G1 Bauru e Marília


Alunos impediram entrada nas salas com cadeiras — Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de alunos da Unesp de Marília (SP) fazem um "cadeiraço" nesta quinta-feira (11) em manifestação a entrada da Polícia Militar no campus. Eles colocaram cadeiras em frente as portas das salas para evitar que os alunos entrem e assistam as aulas.

O protesto foi organizado depois que uma equipe da PM entrou no campus para fazer uma ronda de rotina durante uma assembleia de estudantes na segunda-feira (8) e um grupo se revoltou com a presença dos policiais.

Alunos da Unesp fazem 'cadeiraço' em protesto contra a entrada da PM no campus em Marília

Alunos da Unesp fazem 'cadeiraço' em protesto contra a entrada da PM no campus em Marília

A Direção da Faculdade informou que as aulas estão sendo prejudicadas, porém as demais atividades acadêmicas ou administrativas funcionam normalmente. Em nota, a Direção ainda explica que, recentemente, devido a onda de furtos que vem ocorrendo nas imediações do campus, foi solicitado à Polícia Militar mais ações de policiamento preventivo nos arredores.

Contudo, a Ronda tem se estendido da Avenida Hygino Muzzi Filho às vias internas do Câmpus, algo não solicitado pela Unidade. Segundo a assessoria da Unesp, a universidade não pode impedir a entrada da PM no campus.

Grupo protestou contra entrada da PM no campus de Marília — Foto: Arquivo Pessoal

Revolta

Na segunda-feira (8), estudantes da Unesp se revoltaram com a presença da Polícia Militar no campus durante uma assembleia estudantil para discutir a presença da PM no campus. Segundo a assessoria de imprensa da Unesp, não houve confronto, mas alguns estudantes gritaram exigindo a saída da PM que fazia uma ronda de rotina.

O diretor geral da universidade foi até o campus, conversou com os policiais e a viatura saiu. Na Polícia Civil nenhum boletim de ocorrência foi registrado.

A direção da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília informou que a Polícia Militar esteve no campus na noite de segunda-feira (8) para a ronda.

Os policiais permaneceram no local até a chegada do diretor da unidade. Constatada a não necessidade da presença da PM naquele momento, a equipe se retirou do campus.

Em nota enviada pela PM na segunda-feira, foi informado que houve solicitação prévia do policiamento preventivo pela direção da universidade, devido a alguns registros de roubos a estudantes nas imediações e à presença de pessoas estranhas ao ambiente escolar, possivelmente relacionadas ao tráfico de entorpecente.

A nota também diz que na noite de segunda-feira houve questionamento por parte um grupo de alunos sobre a presença da viatura. Informou que o ato foi isolado, rápido e não houve qualquer dano ou agressão por parte de nenhum dos envolvidos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1