Por g1 Bauru e Marília


CEL oferece cursos gratuitos de inglês, espanhol, alemão, japonês, francês, italiano, mandarim, Libras e português para estrangeiros — Foto: Divulgação

As aulas no Centro de Estudo de Línguas (CEL), projeto que possui 167 unidades em todo o estado, sendo 19 delas no centro-oeste paulista, têm início no próximo dia 3 de fevereiro com cursos em sete idiomas (espanhol, alemão, japonês, inglês, francês, italiano, mandarim), além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português para estrangeiros (veja abaixo as cidades da região com CEL).

Os cursos são gratuitos e estão disponíveis para alunos dos ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual.

Além disso, podem participar estudantes das redes municipais que tenham aderido aos materiais de apoio ao Currículo Paulista e estudantes do ensino médio do Centro Paula Souza.

Os interessados podem se inscrever na Diretoria de Ensino ou unidade do CEL mais próxima. Como as vagas são remanescentes, é preciso checar se há disponibilidade na turma escolhida.

Também é possível a abertura de novas turmas, dependendo da demanda de alunos e disponibilidade do professor especialista.

Cidades da região e escolas com CEL:

As aulas no CEL são semanais e os cursos têm duração de três anos, exceto para Libras e português para estrangeiros, que têm um único nível e duração de um pouco mais de um ano.

Os estudantes estrangeiros interessados em aulas de português precisam estar matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino ou na rede municipal conveniada.

As aulas incluem material didático e a metodologia objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas.

Além do certificado de conclusão, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

Os profissionais da educação da rede estadual também poderão se inscrever nos cursos, desde que seja em vagas remanescentes.

Esses profissionais também podem se inscrever em cursos de idiomas a serem oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!