Por RPC Curitiba e G1 PR — Curitiba


"Prova Paraná" será aplicada a cada dois meses na rede pública de ensino — Foto: Reprodução/RPC

Mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino do Paraná participam nesta quarta-feira (13) da primeira edição do "Prova Paraná". O teste está sendo aplicado em 2.143 colégios estaduais e em escolas municipais de 397 municípios do estado.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a prova foi criada com o objetivo de identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. A Seed espera que resultado auxilie a gestão educacional de maneira mais eficaz.

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, a prova é uma ferramenta para que a escola consiga identificar o que os alunos estão aprendendo efetivamente.

"A gente vai conseguir saber exatamente no que a nossa rede está com mais dificuldade. Nós vamos poder atuar cirurgicamente para ajudar as escolas da nossa rede", disse o secretário.

Participam do Prova Paraná estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. Alunos de 397 municípios do quinto ano do Ensino Fundamental de escolas municipais também estão participando. Apenas a rede municipal de Curitiba e São José dos Pinhais não estão aplicando as provas.

As provas serão aplicadas a cada dois meses. Cada teste possui 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa. Os alunos têm duas horas para responder ao questionário.

Para Valmir Kraemer, diretor de Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Curitiba, a prova também pode ajudar aos alunos se preparem para outros testes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"A prova não substitui o cotidiano da prática pedagógica, mas é um elemento importante, um olhar externo focado nos dois elementos fundantes educativos, que é a leitura e interpretação", explica o diretor.

Resultados

Segundo a Seed, os próprios educadores serão responsáveis pela correção das provas. Um aplicativo foi disponibilizado para que os professores fotografem os cartões de resposta e corrijam as provas de maneira instantânea. O resultado da primeira edição da prova deve ser divulgado no próximo dia 22.

O aplicativo usado para correção é gratuito, segundo a Secretaria, e não precisa de conexão com a internet para funcionar. Um relatório é gerado após a correção das provas e enviado por e-mail para a direção escolar.

Alunos da rede pública participam da primeira edição do "Prova Paraná" — Foto: Reprodução/RPC

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!