Por G1 Rio


O início do ano letivo na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro apresenta problemas que afetam alunos do ensino médio, como mostrou o RJ2 nesta quinta-feira (14). Eles denunciam e protestam contra o Sistema de Matrícula Fácil, implantado pelo governo e a falta de vagas e professores.

Alunos da rede estadual de Educação reclamam de falta de vagas

Alunos da rede estadual de Educação reclamam de falta de vagas

Deputados estaduais vão encaminhar uma denúncia ao Ministério Público solicitando transparência nos dados do governo sobre a lista de espera por vagas nas escolas do estado.

Segundo os parlamentares, somente em três escolas do estado já são mais de mil alunos esperando por vagas.

A reportagem do RJ2 visitou duas unidades de ensino para mostrar a situação. Em um colégio de Bangu, na Zona Oeste, os alunos estão deixando as salas de aula por falta de professores. Na Baixada Fluminense, a direção de um Ciep diz que as turmas estão com capacidade máxima e precisa de mais vagas.

Segundo a diretora do colégio da Zona Oeste, alguns professores foram afastados por problemas de saúde, mas apesar dos problemas a professora conta que o colégio tem condições de abrir novas turmas e que a lista de espera por vagas é grande.

Um levantamento realizado pelo sindicato dos professores mostra que até outubro do ano passado 1246 professores da rede estadual se aposentaram e 376 foram exonerados.

Os estudantes e pais contam que enfrentam problemas no site do sistema de matrículas.

"Estou tentando acessar as vagas aqui dos colégios de Bangu e não estou conseguindo, está dando erro. Tentei fazer pelo computador e também não foi possível. Pelo telefone, não foi e até agora nenhuma resposta e já começou o ano letivo e até agora não tem vaga"

O diretor do Ciep em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, relatou à reportagem problemas como o fechamento de quatro turmas somente este ano. Segundo ele, algumas turmas já estão com capacidade máxima: 44 alunos e ainda tem lista de espera.

Pedro Mara disse que encaminhou ofício para a Direção Regional da Rede Estadual de Ensino e recebeu como resposta que ter nove alunos na fila de espera não justifica a demanda por mais turmas. Segundo ele, não tem professor, não tem sala de aula e a comunidade pede vagas, mas a secretaria de Educação não autoriza abertura de novas turmas.

A secretaria estadual de Educação garante que o site do Matrícula Fácil não apresentou qualquer problema e que 700 mil alunos conseguiram fazer a incrição. Sobre falta de professores no colégio em Bangu, a secretaria diz que problema já foi solucionado. A pasta também informou que vai visitar nesta sexta-feira o Ciep em Belford Roxo para verificar se é possível abrir novas turmas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!