Por Júlia Martins, g1 Sorocaba e Jundiaí


Alunos com necessidades especiais falam sobre impacto positivo de escola com acessibilidade — Foto: Júlia Martins/g1

Chegar até uma sala de aula no segundo andar ou acessar a quadra de esportes eram verdadeiros desafios para Pyetro de França.

O estudante de 15 anos é cadeirante e tem paralisia cerebral, mas nunca perdeu a força de vontade de aprender. Hoje, ele consegue participar de todas aulas e atividades na escola graças às rampas e elevadores, que oferecem o conforto e acessibilidade que ele precisa para se locomover.

Há um mês, Pyetro frequenta a Escola Estadual "Hélio Del Cistia", em Sorocaba (SP). Com a ajuda de sua cuidadora, Isaltina Lameu Verçosa, frequenta os mesmos espaços que todos os outros alunos. Isso porque a instituição é uma das 28 da cidade que contam com uma estrutura acessível para crianças com necessidades especiais.

Pyetro França e sua cuidadora Isaltina Lameu Verçosa — Foto: Júlia Martins/g1

De acordo com a vice-diretora, Magali Moron, a escola conta com rampas, banheiros adequados para cadeirantes ou alunos com mobilidade reduzida, barras de apoio, piso podo tátil - utilizado por pessoas com visão reduzida - e carteiras inclusivas nas salas de aula.

No total, são 24 alunos com alguma necessidade especial de aprendizado, e cerca de sete que necessitam das estruturas acessíveis para transitar pela instituição. No entanto, todos os estudantes podem se beneficiar com estes recursos.

"Não é algo somente para a pessoa com deficiência, não é um privilégio exclusivo dela e, sim, de quem necessita. Se uma criança se machucou, quebrou o pé e etc., ela vai ter acesso a todos os espaços com muita facilidade", explica Queila Medeiros, supervisora de ensino, responsável pela educação especial na Diretoria Estadual de Ensino.

Escola estadual de Sorocaba (SP) atende mais de 20 alunos com necessidades especiais — Foto: Júlia Martins/g1

Impacto positivo

A educação inclusiva permite que o aluno com necessidades especiais participe das atividades no ambiente escolar, interagindo com os colegas, professores e funcionários.

O Ministério da Educação determina que o Atendimento Educacional Especializado, que aborda as questões de inclusão e acessibilidade, seja destinado a alunos com qualquer tipo de deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação.

Alunos com necessidades especiais falam sobre impacto positivo de escola com acessibilidade — Foto: Júlia Martins/g1

"Além da acessibilidade arquitetônica, nós temos toda uma equipe formada que dá assessoria para estes alunos. São profissionais e especialistas capacitados para dar todo o apoio que eles precisam", afirma Magali.

Uma das funções da equipe multidisciplinar é ampliar as habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação na rotina escolar. O Pyetro, por exemplo, tem total acesso à quadra esportiva e consegue participar de todas as aulas de educação física.

"Ele adora brincar com a bola, se diverte muito nas aulas de educação física", afirma a cuidadora. Para os professores, a evolução é constante.

Alunos com necessidades especiais falam sobre impacto positivo de escola com acessibilidade — Foto: Júlia Martins/g1

Já o esporte favorito da Tainara Rodrigues, de 14 anos, que também é aluna da Escola Estadual "Hélio Del Cistia", é o futebol. Apesar de te dificuldades para mexer as pernas, as rampas fazem com que ela chegue até a quadra tranquilamente e possa se divertir durante a aula com os colegas.

"Eu acho que todas as escolas devem ter rampas e elevadores. Eu consigo ir para qualquer lugar e faço as mesmas atividades que todo mundo, sem nenhuma dificuldade. Me sinto acolhida e incluída", afirma.

Segurança e responsabilidade

Segundo a lei e o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve incluir todos os estudantes de quatro a 17 anos na escola e as pessoas com deficiência e necessidades especiais devem ser matriculadas preferencialmente em classes comuns.

Atualmente, Sorocaba conta com 84 escolas estaduais, sendo que 28 possuem acessibilidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Ensino, a previsão é que outras três sejam adaptadas para cadeirantes ainda em 2023.

Já no âmbito municipal, são 117 instituições e, destas, 48 oferecem estes recursos. Ao g1, a prefeitura informou que existem projetos já prontos para que mais 62 unidades escolares também ofereçam total acessibilidade. Esses processos estão em fase de processo licitatório.

Além disso, também disse que a cidade possui mais 17 novas escolas em processo de construção e todas elas seguem projetos que contemplam todos os aspectos de acessibilidade.

Alunos com necessidades especiais falam sobre impacto positivo de escola com acessibilidade — Foto: Júlia Martins/g1

Além das estruturas arquitetônicas adaptadas, é preciso que a instituições proporcionem uma experiência segura e integrada para todos os alunos, garantindo um ensino de qualidade.

"Os pais sempre procuram a melhor escola para os filhos e, quando a criança tem alguma necessidade especial, é importante que tenham a opção de uma escola com os recursos necessários. Por isso, eles se sentem muito seguros em saber que os filhos estão seguros e acolhidos", explica Queila.

Queila Medeiros, supervisora de Ensino, responsável pela educação especial na Diretoria Estadual de Ensino, e a vice-diretora da Escola Estadual Hélio Del Cistia, Magali Moron — Foto: Júlia Martins/g1

"A minha esperança é que um dia a gente não precise mais falar sobre acessibilidade, educação especial ou inclusão, e nem fazer porque existe uma legislação, mas sim porque é um direito de todo mundo. Nós estamos dando passos largos e rápidos pra que isso aconteça", afirma Quenia.

"Independentemente do que você tem, você é capaz de fazer o que quiser. Todo mundo tem o direito de aprender, independente de tudo, da condição que tem. Aqui eu me sinto muito importante, muito acolhida"
— Tainara Rodrigues, 14 anos

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