Por Geovane Brito, G1 Santarém — PA


Grupo foi recebido pelo diretor da 5ª URE na manhã desta quinta-feira — Foto: Geovane Brito/G1

Com aulas prejudicadas desde o início do segundo semestre de 2017, um grupo formado por alunos, pais e corpo administrativo da Escola Estadual Governador Fernando Guilhon, localizada em Mojuí do Campos, realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (14) na 5ª Unidade Regional de Educação, em Santarém, no oeste do Pará.

Eles pedem a contratação de mais professores e melhorias estruturais na instituição de ensino. Todos que participaram do ato foram recebidos pelo diretor da 5ª URE, Jucinaldo Almeida.

A escola está sem professores das matérias básicas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Sociologia. Segundo a diretora do educandário, Abigail Galúcio, desde o início de agosto é necessário fazer rodízio com os professores para que os alunos não sejam mais prejudicados. Os docentes da escola não podem dar aulas para mais turmas sem que a carga horária seja aumentada.

A diretora ressalta que 10 professores temporários tiveram o contrato encerrado no fim de junho. Ela protocolou documentos na 5ª URE em fevereiro comunicando da possível falta de corpo docente na escola. “Nós sabíamos que haveria distrato de professores e mandamos um documento para Belém explicando a situação para que a Secretaria de Educação se adiantasse e não tivéssemos problemas. Já estamos há um mês e meio sem aulas para maioria dos alunos", explicou.

Como resposta, Abigail ressalta que o único posicionamento que eles têm é que a escola precisa esperar a chamada do processo seletivo. Enquanto isso não ocorre, alunos que estão no terceiro ano do ensino médio se sentem mais prejudicado, já que a maioria vai prestar vestibular no fim do ano.

“Por conta disso não teremos nota e muito menos o conhecimento para fazer o Enem. Mesmo que façamos o Enem e passarmos, não teremos como fazer a faculdade porque não vamos ter a nota do bimestre e o certificado”, enfatizou a estudante Jaine Costa.

Para driblar a falta de professores, alguns alunos optam por cursinhos preparatórios, porém, segundo a classe estudantil, a maioria dos estudantes não têm condições financeiras para custear essa modalidade de ensino.

Melhoria estrutural

Além da falta de professores, os estudantes convivem diariamente com os problemas estruturais da instituição. Esses fatores prejudicam ainda mais a aprendizagem. Conforme a estudante Vanessa Caroline da Silva, a quadra esportiva está com as obras paradas, a fiação elétrica do prédio é irregular, banheiros em condições precárias, entre outros problemas.

“Se não for para ter uma boa educação não adianta nem estudar. Aluno vai à escola para aprender. Como é que vamos aprender sem uma educação, sem professores e sem condições de ensino? Educação não é luxo, educação é para a vida toda, é tudo”, disse.

Manifestação no MPE

Um grupo realizou uma manifestação em frente ao prédio do Ministério Público Estadual no dia 24 de agosto. Os alunos apresentaram as demandas ao órgão. Na ocasião, a promotora de justiça Lilian Braga não estava, mas instaurou um procedimento e requisitou informações à Secretaria de Edução do Pará (Seduc) e à 5ª URE.

Estudantes em protesto em frente ao prédio do Ministério Público — Foto: Reginaldo Balieiro/TV Tapajós Arquivo

A Seduc respondeu a solicitação na quarta-feira (13) e pediu mais 15 dias para dar mais informações a respeito das reivindicações. O novo prazo foi concedido.

Posicionamento da Seduc

Em nota, a Seduc informou que a convocação do Processo Seletivo saiu na noite de quarta-feira (13). Os professores estão sendo contatados para se apresentarem na 5ª URE nesta quinta e sexta-feira para resolverem questões contratuais. O prazo para a apresentação dos mesmos em sala de aula segue até o dia 19 de setembro.

Em relação à conclusão da quadra esportiva, o novo secretário de obras deve vir a Santarém até o dia 20 de setembro, acompanhado da secretária de educação, Ana Cláudia Hage, para verificar as demandas de obras nas escolas.

A Escola Governador Fernando Guilhon está inclusa no cronograma de reformas das escolas estaduaisque está prevista para ocorrer neste segundo semestre de 2017.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?