Por Thays Estarque, G1 PE


Estudantes arremessam cadeiras durante briga dentro de escola estadual no Grande Recife

Estudantes arremessam cadeiras durante briga dentro de escola estadual no Grande Recife

O pátio da Escola Estadual Edson Moury Fernandes, no bairro da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi palco de um confronto entre estudantes do Ensino Médio. O caso ocorreu na terça-feira (28). O vídeo que mostra a confusão foi enviado para o WhatsApp da TV Globo nesta quarta-feira (29). Nele, é possível ver alunos brigando e arremessando cadeiras. (Veja vídeo acima)

A Secretaria de Educação do Estado lamentou o ocorrido e apontou que a briga foi motivada por uma desavença em uma partida de futebol na unidade de ensino. Segundo uma aluna do 1º ano do Ensino Médio, que preferiu não ser identificada, a tensão começou no dia anterior à briga registrada em vídeo, que mostra os estudantes se xingando e se agredindo. As cadeiras, que ficam disponíveis para os alunos no pátio, foram usadas como armas. Elas ficaram totalmente destruídas.

No vídeo, é possível ouvir também muita gritaria e estudantes correndo do confronto. A aluna contou ainda que a briga aconteceu entre estudantes do 2º e do 3º ano. Essa não seria a primeira vez que os ânimos ficaram exaltados. A tensão na escola acontece já há algum tempo, segundo a jovem.

“Sempre teve briguinhas, mas não de chegar nesse ponto. Por conta dessas brigas, a Polícia Militar vinha fazendo ronda dentro do colégio. A escola até tentou fazer uma semana com atividades sobre a paz, mas não funcionou”, contou.

A Polícia Militar informou que dois alunos, um professor e um vigilante ficaram feridos durante o confronto. Eles foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, foram encaminhados para a Gerência de Proteção a Criança e ao Adolescente (GPCA) em Prazeres para prestar depoimento. Três estudantes, todos adolescentes de 16 a 17 anos, foram apreendidos pela PM e l evados para a GPCA.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado, as aulas na unidade de ensino foram suspensas nesta quarta para a realização do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (Saepe). Tendo que voltar para a rotina na quinta-feira (30), a aluna do 1º anos disse que está com medo de retornar para o colégio.

“Nós que não temos nada a ver com a briga estamos assustados. Podemos estar no meio, vir outra pessoa com raiva, começar uma confusão e a gente acabar feridos. Agora, temos que andar ligados porque não sabemos o que vai acontecer”, concluiu.

Alunos brigaram e arremessaram cadeiras no pátio da escola em Jaboatão dos Guararapes — Foto: Reprodução/WhatsApp

Resposta

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado lamentou o ocorrido e afirmou que a escola tomou as providências cabíveis. "Ressaltamos que a unidade de ensino realiza trabalhos pedagógicos de cultura de paz e reprova qualquer tipo de violência, seja ele praticada dentro ou fora do ambiente escolar", disse.

Procurada pelo G1, a Polícia Civil informou que foram feitos três Boletins de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por atos infracionais análogos a lesão corporal contra três adolescentes envolvidos na briga. Os menores irão responder ao procedimento em liberdade.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1