Por g1 PI


Unidade Escolar Santa Inês, na Zona Sudeste de Teresina. — Foto: Isabela Leal / g1

Alunos da Unidade Escolar Santa Inês, localizada na Zona Sudeste de Teresina, tiveram que voltar para casa e assistem às aulas "dia sim, dia não" desde o início do ano letivo, em 6 de fevereiro, por falta de cadeiras onde pudessem sentar para assistir às aulas. O g1 foi ao local e confirmou o problema. A Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc) informou que pouco depois que a equipe de reportagem saiu do local, o problema foi resolvido. (Veja nota ao final da reportagem)

Ao chegar à escola, a equipe do g1 constatou que de fato não havia cadeiras para todos os alunos que deveriam estar na escola, que acabavam assistindo às aulas em dias intervalados. A unidade escolar tem 800 alunos no turno da manhã, distribuídos em sete salas de aula. A demanda foi tão grande que a escola precisou adaptar a sala de informática para abrir mais uma turma.

O problema se repetia à tarde, quando a escola recebe 500 alunos. De acordo com a diretora, Irismar de Sousa, por ser uma escola modelo e ter uma demanda grande, acabou faltando cadeiras para os alunos.

Ao g1, a diretora afirmou que a escola está recebendo os alunos em formato de revezamento. Segundo ela, um dia vão para escola os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio e no outro, alunos do 6º e 7º ano do fundamental.

A diretoria relatou ainda que nos dias em que eles estão em casa, as professoras enviam atividades para serem feitas pelos alunos.

Segundo algumas mães de alunos, que preferem não se identificar e que conversaram com o g1, desde a semana passada, por dois dias, mandaram as crianças para casa e a escola avisou que foi por falta de cadeiras.

A situação é ruim para as famílias principalmente porque os alunos ficam em casa quando deveriam estar na escola. Muitas vezes, acabam ficando sozinhos, porque os pais precisam trabalhar.

A Secretaria Estadual de Educação informou que a falta de cadeiras no local já era um problema conhecido, mas entrega do material comprado atrasou. Além disso, número de matrículas acabou superando o programado, por isso não há cadeiras para todos.

Novas carteiras escolares foram entregues no início desta tarde na unidade escolar Santa Inês em Teresina — Foto: Ascom Seduc-PI

Nota da Seduc-PI

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Unidade Escolar Santa Inês, localizada no Dirceu I, recebeu, na manhã de hoje (14), novos kit alunos para suprir a demanda necessária. A escola tinha em torno de 600 alunos em 2022 e, devido ao aumento no número de matrículas, que subiu para 830, foi necessário o envio de novos kits para completar o mobiliário da instituição de ensino. Os novos móveis vieram do Rio Grande do Norte, gerando um tempo maior para finalizar a logística de entrega pela empresa, conferência pela Seduc e distribuição para as escolas. Informamos, ainda, que os kit alunos já começaram a ser distribuídos e a U. E. citada na reportagem já estava no cronograma de entrega e foi uma das primeiras unidades a receber o mobiliário.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!