> >
Alunos arrecadam dinheiro para Olimpíada da Matemática na Tailândia

Alunos arrecadam dinheiro para Olimpíada da Matemática na Tailândia

Estudantes do Ifes de Cariacica fazem vaquinha na internet e também pedem dinheiro no sinal para custear a viagem, que acontece no dia 31 deste mês

Publicado em 19 de julho de 2018 às 12:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alunos do Ifes de Cariacica arrecadam dinheiro para participarem de Olimpíada de Matemática na Tailândia, em agosto. (Matheus Perini Costa)

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica fazem campanha para arrecadar dinheiro e participar da Olimpíada de Matemática na Tailândia. A seleção dos estudantes aconteceu em duas fases e os sete alunos capixabas com melhor resultado foram convidados para compor a Delegação Brasileira, mas por falta de verba e apoio precisam custear toda a viagem por conta própria.

Os sete jovens, seis meninos e uma menina, de 16 e 17 anos, são do segundo ano do ensino médio do Ifes de Cariacica e participaram, no início do ano, de duas provas de seleção, uma estadual e outra nacional. Ao serem classificados nas duas, foram convidados para fazer parte da Delegação Brasileira na terceira parte da disputa, que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto na Tailândia.

Mas, apesar da grande expectativa, a falta de verba do Ifes e os 'nãos' recebidos pelos alunos por autoridades do Estado fizeram com que o custo da viagem tivesse que sair do próprio bolso. A mãe de um dos participantes, Gissely Scotel Lemos, conta a trajetória dos estudantes.

"Essa prova não faz parte das olimpíadas que o Ifes participa, mas os alunos ficaram interessados e levaram a proposta para um professor, que aceitou ajudar. Eles passaram na estadual e também na nacional e, pela boa colocação do grupo, foram convidados pela Delegação Brasileira para concorrer a prova na Tailândia", afirma Gissely.

O Ifes, como afirma a mãe, não possui verba o suficiente para arcar com as despesas da viagem, que fica em, aproximadamente, R$ 10 mil por aluno, mais a inscrição da prova, que custa R$ 3.400, também por aluno.

"Os pais que toparam arcar com as despesas fizeram empréstimos e os meninos estão tentando, até semana que vem, juntar mais dinheiro. Buscaram outros recursos, mas nenhuma autoridade se propôs a ajudar", desabafa Gissely.

O representante de turma, Matheus Perini Costa, de 17 anos, conta que eles tem uma vaquinha online para quem quiser ajudar com qualquer valor.

"A gente se preparou para a Olimpíada, fizemos a primeira parte e, para podermos ir, estamos fazendo a vaquinha e começamos hoje a pedir dinheiro no sinal. Somos sete alunos e mais três representantes", relata o estudante.

Este vídeo pode te interessar

Alunos arrecadam dinheiro para Olimpíada da Matemática na Tailândia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais