Por Jesana de Jesus, G1 Tocantins


Estudante de Palmas tirou nota mil na redação do Enem — Foto: Mike Alencar/Arquivo Pessoal

Aos 18 anos, Mike Alencar realizou um feito que poucos estudantes do Brasil conseguiram: tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Morador de Palmas, ele sempre estudou em colégios públicos. Mas tem um detalhe. Ele não vai concorrer a nenhuma vaga do Sisu. Isso porque já faz o curso de direito na Universidade Estadual do Tocantins. "Foi só uma conquista pessoal", disse.

Mike, que terminou o Ensino Médio em 2017, conta que esta foi a segunda vez que fez o Enem. Na primeira, tirou 840 na redação. Não satisfeito, resolveu fazer o exame novamente para se avaliar. A prova foi realizada em Janauba (MG).

"A nota não foi bem uma surpresa porque eu já esperava. Eu me identifiquei com o tema, sempre gostei de tecnologia, comunicação e acompanho muito a política e os jornais. Sempre li muito e escrevo histórias desde criança. Na redação fiz uma alusão histórica sobre a comunicação e citei o controle da imprensa na época da ditudura militar."

Em 2018, os candidatos tiveram que escrever sobre 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'.

Estudante tirou nota 1000 na redação do Enem — Foto: Reprodução

O estudante conta que o desejo dele era fazer medicina, mas que começou direito e se identificou com o curso. Agora, não quer mais trocar.

Mike dá dicas para os estudantes que desejam se dar bem no exame. "A minha dica é ler, praticar textos e buscar na internet dicas de profissionais sobre como escrever uma boa redação. Eu pesquisei no Youtube tutoriais e isso me ajudou".

Apenas 55 alunos tiraram nota mil na redação do Enem de 2018, de acordo com anúncio feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep),a última sexta-feira (18). No total, o Inep diz que corrigiu 4.122.423 provas de redação na aplicação regular do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados, portanto, não incluem as provas do Enem PPL, aplicado para pessoas privadas de liberdade. O número representa um aumento em relação a 2017, que teve 53 notas máximas.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!