Por G1 Santos


Estudante é apreendido após confusão com PM em escola de Santos

Estudante é apreendido após confusão com PM em escola de Santos

Um jovem de 17 anos foi apreendido por equipes da Polícia Militar após se envolver em uma confusão com funcionárias da Escola Estadual Neves Prado Monteiro, em Santos, no litoral de São Paulo, na quarta-feira (9). Houve tumulto e o uso de spray de pimenta dentro da unidade para dispersar os alunos durante a abordagem. Vídeos da confusão foram postados nas redes socias e tiveram grande repercussão.

Segundo apurado pelo G1, a confusão teria começado em uma sala de aula da escola, que fica no bairro São Jorge. Alunos que presenciaram a situação, mas não quiseram se identificar, afirmam que funcionárias da escola questionaram o fato de o jovem ter repassado informações sobre a frequência de uma colega de sala para sua responsável.

Em determinado momento, o estudante ficou muito exaltado, e prevendo uma confusão maior, a direção da unidade acabou acionando equipes da Ronda Escolar da Polícia Militar, que chegaram à escola e pediram para que a sala fosse esvaziada.

Apesar da solicitação, apenas as meninas da classe saíram. Os outros jovens ficaram dentro da sala com o estudante, como uma forma de defendê-lo. Em seguida, um dos PMs teria se aproximado dele e o agredido com um soco na boca. Revoltado, ele revidou a agressão, iniciando uma confusão generalizada com os outros alunos e policiais.

Jovem foi imobilizado por PMs durante confusão em escola de Santos, SP — Foto: G1 Santos

Com o tumulto, que também se espalhou pelos corredores da unidade, os PMs precisaram fazer uso de spray de pimenta para dispersar os estudantes. Nas imagens obtidas pelo G1, é possível ver alunos tossindo por conta da irritação causada pelo elemento químico.

Após a situação, o jovem acabou sendo apreendido e encaminhado para a Delegacia da Infância e da Juventude (Diju) da cidade. Ele foi ouvido e assinou um ato infracional por indisciplina, desacato, ameaça, desobediência, resistência e lesão corporal contra os policiais. Após a chegada dos responsáveis, ele acabou liberado.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Santos lamentou o ocorrido e reiterou que a direção da unidade já tomou as medidas pedagógicas cabíveis, além de convocar os pais do aluno para uma reunião. Além disso, o Conselho Tutelar da cidade será comunicado para que as medidas legais sejam tomadas. Também estão previstas atividades restaurativas e de promoção à cultura de paz no ambiente escolar.

Também por meio de nota, a Polícia Militar informou que foi acionada, via telefone 190, para atender a um desentendimento entre um aluno de 17 anos e funcionários da escola, o que impedia o andamento normal das aulas. O aluno que motivou o acionamento da PM passou a hostilizar e investiu fisicamente contra os policiais, que necessitaram pedir o apoio de outras equipes. Para o reestabelecimento da ordem, foi necessária a condução das partes até a Delegacia da Infância e da Juventude de Santos, onde todos foram qualificados e deram suas versões sobre os fatos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1