Por Carlos Alberto Jr, G1 AP — Macapá


Záiton Cutrim, de 18 anos, estudará engenharia civil na faculdade La Roche College, na Pensilvânia — Foto: Záiton Cutrim/Arquivo Pessoal

Motivado por um futuro melhor, o amapaense Záiton Cutrim, de 18 anos, viu no inglês uma forma de seguir com o sonho de ser um empreendedor na área da engenharia civil. Estudante de escola pública no Amapá, em 2016, o jovem resolveu participar de um programa de intercâmbio, onde concluiu o ensino médio na Pensilvânia. E foi no mesmo estado no Norte dos Estados Unidos da América (EUA) que ele foi aprovado para concluir o ensino superior.

Záiton teve o primeiro contato com o inglês no 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, que fica em Porto Grande, município a 102 quilômetros de Macapá.

"Sempre estudei em escolas públicas e nas aulas de língua estrangeira, a disciplina era o francês. Na primeira vez que tive aula de inglês meu interesse foi instantâneo e vi que, me esforçando, poderia aprender sozinho", ressalta Záiton.

Além dos estudos, o jovem sempre consumiu muitos produtos em inglês, e isso o motivou bastante a aprender a nova língua. Podcasts (programas em áudio pela internet) e videoaulas gratuitos foram fundamentais para o estudante aprender o inglês.

"Sempre quis saber como são meus livros e filmes preferidos na língua original, essa curiosidade acabou me motivando ainda mais. Comecei a ouvir podcasts sobre a língua inglesa e sobre assuntos que gosto. Isso foi fundamental para dominar o inglês”, contou.

Ainda no início dos estudos, Záiton se inscreveu no programa Jovens Embaixadores, para tentar uma vaga na iniciativa que leva estudantes para conhecer os EUA, mas ele não passou porque ainda não dominava o inglês. O resultado negativo o motivou a estudar diariamente.

"Após o resultado, vi que meu inglês não estava bom, então passei a estudar diariamente para não perder uma próxima oportunidade", disse Záiton.

Záiton Cutrim estudou em escola pública de Porto Grande — Foto: Carlos Alberto Jr/G1

O esforço do estudante foi recompensado na segunda tentativa, dessa vez pelo programa Global Citizens of Tomorrow, em janeiro de 2016, que permitiu que Záiton concluísse o ensino médio na Cardinal Wuerl North Catholic High School, junto com uma família americana hospedeira.

Durante sua estada, o jovem descobriu a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudos para a faculdade La Roche College, que fica na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia. Ao passar no teste de equivalência, a bolsa pagou o valor de 14 mil dólares e sua família hospedeira se ofereceu a pagar o restante do valor da faculdade.

"Minha família hospedeira sempre acreditou nos meus sonhos e fomos atrás juntos de uma oportunidade de seguir estudando nos EUA e eles se aceitaram na hora me ajudar a arcar com os custos do curso", contou, emocionado.

"Agora que meu sonho está se tornando realidade, quero voar mais alto e tenho certeza que darei o meu melhor para orgulhar as minhas duas famílias, do Amapá e a americana", finalizou.

Agora Zaíton está fazendo os trâmites burocráticos para a viagem, como retirada de um novo passaporte, além de visto e outros detalhes. O início do ano letivo na faculdade está previsto para o mês de agosto.

Estudante quer ser um empreendedor da área da engenharia civil — Foto: Záiton Cutrim/Arquivo Pessoal

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1