Brasil

Aluna trans é agredida em escola da Grande São Paulo

Confusão começou após estudante ser chamada pelo pronome masculino
Vídeo gravado com celular mostra estudante trans levando socos no rosto Foto: Reprodução/Vídeo G1
Vídeo gravado com celular mostra estudante trans levando socos no rosto Foto: Reprodução/Vídeo G1

SÃO PAULO - Uma adolescente transexual foi agredida na última quarta-feira na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Enem: ferramenta mostra quanto aluno precisa ter tirado para sonhar com vaga no curso desejado

Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver uma briga generalizada e a jovem sendo atacada com diversos socos, inclusive na região do rosto.

Segundo relatos, a confusão teve início após a aluna de 16 anos ser chamada pelo pronome masculino. O episódio a teria irritado, o que a levou a chutar as cadeiras da sala de aula.

Vídeo: Briga com homem armado em estação de trem de SP causa correria e pânico entre passageiros

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes como ato infracional de lesão corporal, mas investigações foram iniciadas para apurar se houve crime de homofobia.

O crime de transfobia diz respeito à violência contra a identidade de gênero e o de homofobia se refere a atos criminosos contra a orientação sexual.

Vídeo: Falso médico preso no DF furtava pertences de pacientes, parentes deles e funcionários de hospitais

Desde junho de 2019, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a criminalização da homofobia a toda comunidade LGBTQIA+ e equipara os atos transfóbicos ao crime de racismo.

Ato contra transfobia

O Fórum LGBTQIA+ de Mogi das Cruzes organizou nesta sexta-feira um ato em frente a diretoria de ensino da cidade. A manifestação contou com a participação da vereadora de Mogi das Cruzes, Inês Paz, que também é coordenadora da subsede da Apeosp em Mogi.

A vereadora chegou a apresentar um "mandado de segurança" para entrar na escola no dia da agressão, mas não teve êxito na solicitação.

A Secretaria da Educação de São Paulo marcou uma reunião na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco para a próxima segunda-feira.

O encontro contará com a participação da deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL) e com estudantes e líderes transexuais, para incluir ações para a temática LGBTQIA+ nas escolas do estado de São Paulo.

*Estagiária sob a supervisão de Mauricio Xavier