10/09/2018

Alerta: Os portais do Inep e do MEC são as únicas fontes oficiais para consulta aos resultados do Saeb e do Ideb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem recebido reclamações quanto a imprecisões e erros graves nos resultados  do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados por blogs, sites ou veículos de comunicação.

Esclarecemos que as fontes oficiais para consulta aos resultados do Ideb e do Saeb são os portais do Inep e do Ministério da Educação (MEC) na internet. Como esses dados são públicos, eles podem ser reproduzidos com adaptações ou modificações por outros portais ou veículos de comunicação, de modo que o Inep e o MEC se eximem de qualquer responsabilidade pela  veiculação de quaisquer dados diferentes dos oficiais.

Portanto, o Inep recomenda ainda que as consultas aos resultados oficiais do Ideb ou do Saeb sejam realizadas diretamente por meio dos seguintes links:

Saeb – É um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País. A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio, por adesão. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, de mais de 70 mil escolas, foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Também foram aplicados questionários para diretores, professores e estudantes.

Ideb – O índice foi divulgado nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep. Até 2015, os resultados do ensino médio, diferentemente do ensino fundamental, eram obtidos a partir de uma amostra de escolas. A partir da edição de 2017, o Saeb passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. Pela primeira vez, o Inep passou também a calcular o Ideb para escolas de ensino médio.  O Índice é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes no Saeb e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (06.09.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×