Por Colégio Equipe


Conhecimentos acumulados em nossas vivências podem agregar na hora da redação — Foto: Estúdio Naturale Fotografia

À medida que percorremos nossa jornada educacional, acumulamos saberes, informações e referências culturais e sociais. A cada nova parcela de conhecimento, desenvolvemos uma rede de conexões entre ideias, que categorizamos e analisando o que, por sua vez, nos capacita a compreender melhor o mundo ao nosso redor. Esse conjunto de conhecimentos é o que chamamos de repertório sociocultural.

O repertório é adquirido ao longo de toda a vida, coletando as referências que adquirimos através do ensino e de leituras, filmes, séries, expressões artísticas, e muito mais. Essas experiências e conhecimentos se transformam em uma espécie de "estoque intelectual" que carregamos conosco. Ele não apenas enriquece nossa compreensão do mundo, mas também é uma fonte valiosa de exemplos, dados e informações que podem ser aplicados de maneira eficaz na redação do ENEM.

Como usar o repertório sociocultural na redação?

A Competência 2 avalia se o estudante entende a proposta de redação e se ele aplica os saberes de diversas áreas do conhecimento para escrever seu texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se faz uso da sua bagagem de conhecimentos.

Os avaliadores esperam que os candidatos utilizem esse repertório de maneira criteriosa e estratégica para embasar seus argumentos. Ao se referir a obras literárias, conceitos filosóficos, dados estatísticos ou eventos históricos relevantes, o candidato demonstra não apenas conhecimento, mas também a capacidade de relacionar esses elementos com o tema proposto e usá-los de forma a fortalecer seu ponto de vista.

Mas não é suficiente simplesmente incluir dados de várias áreas do conhecimento! A base de conhecimento diz respeito exatamente à capacidade de formar relações a partir de informações fornecidas. Portanto, é necessário utilizar informações criteriosamente escolhidas que contribuam para enriquecer o texto e reforçar os argumentos de maneira lógica e coerente.

Além disso, o repertório deve possuir três características essenciais: ele deve ser legitimado, ou seja, aceito na sociedade como uma referência de autoridade; deve ser pertinente, relacionando-se diretamente com o tema em questão; e, por fim, deve ser produtivo, permitindo que seja relacionado de forma significativa às ideias do texto, estimulando a reflexão e evitando o mero uso de citações descontextualizadas.

Como ampliar meu repertório no dia a dia

Ampliar seus conhecimentos no dia a dia é uma jornada enriquecedora que pode ocorrer tanto nos momentos de estudo quanto de lazer. Além de atividades como a leitura, ouvir podcasts e assistir a filmes e a documentários, você pode incorporar outras práticas que expandirão ainda mais seu conhecimento.

Uma sugestão é explorar diferentes gêneros literários, como clássicos da literatura mundial, romances contemporâneos e obras de não ficção, para abranger diversas perspectivas e estilos de escrita. Além disso, participar de clubes de leitura ou grupos de discussão literária oferece a oportunidade de debater ideias e interpretar obras de maneira mais profunda.

Para enriquecer sua compreensão cultural, explore músicas de diferentes épocas e estilos, além de se aprofundar na arte visual, visitando exposições de arte locais e globais. O entendimento da história da arte pode enriquecer sua apreciação e interpretação das obras.

Aproveitar cursos online e programas educacionais em plataformas de aprendizado oferece acesso a uma variedade de tópicos e disciplinas, permitindo que você escolha áreas de interesse específicas para expandir seu conhecimento. Além disso, debater e trocar ideias com pessoas que têm perspectivas diferentes das suas pode ampliar sua compreensão e perspicácia.

Por fim, lembre-se de que o repertório sociocultural não se limita apenas à aquisição de conhecimento, mas também à capacidade de aplicá-lo de maneira crítica e reflexiva. Ao incorporar essas práticas em sua vida cotidiana, você estará se preparando para alcançar uma alta pontuação na redação do ENEM , e também se tornando um cidadão mais informado, pensante e consciente em nossa sociedade em constante evolução.

Faça uso de seu repertório sociocultural e arrase na redação! Confira mais dicas para Mandar Bem no ENEM.

Colégio Equipe

Mais lidas

Mais do G1

Relacionar tema a diferentes campos do conhecimento ajuda a se aproximar da nota 1000

Além do Livro Didático: usando seu repertório sociocultural na redação do ENEM

Planejamento e conhecimento das regras garantem dia de prova com maior tranquilidade

Pode ou não pode? Dicas para um ENEM sem imprevistos

Smartphones podem ser ótimos aliados do aprendizado. Aprenda como usar com responsabilidade!

Celular: conhecimento ao alcance dos dedos ou vilão dos estudos?

Confira dicas para elaborar um cronograma de estudos adaptado à sua rotina

Rotina de estudos personalizada ajuda estudantes na preparação para o ENEM

Os limites entre a ansiedade construtiva e a preocupação debilitante no cenário dos estudos

Ansiedade Pré-ENEM: estresse ou alerta?

Confira dicas para escolher local adequado e produtivo para mandar bem na prova

Ambiente de estudos pode ter impacto em desempenho de estudantes no ENEM

Cronogramas auxiliam estudantes a trabalharem os conteúdos e se prepararem melhor

Como montar uma rotina de estudos para o ENEM?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!