Educação
PUBLICIDADE
Por — Brasília

Em mais uma investida contra o governo, as bancadas ruralista e evangélica do Congresso Nacional se mobilizam para atrasar a construção do Plano Nacional de Educação (PNE), projeto de lei que irá nortear as políticas de educação no país pela próxima década. Em nota conjunta nesta quarta-feira, as frentes acusam que o documento que irá basear o plano, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), possui “viés ideológico” e “postura autoritária”.

Na nota, os congressistas pedem o adiamento da Conferência Nacional de Educação (Conae) deste ano, que debate o PNE. Ela está prevista para acontecer entre 28 e 30 de janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

"O texto base expõe diversas questões político-ideológicas, sem embasamento científico, ao qual recomendamos a suspensão para que todos os setores econômicos e sociais possam participar ativamente das discussões", diz trecho da nota.

A Conae critica, por exemplo, a prática do homeschooling (ensino em casa), a militarização em escolas e o movimento Escola Sem Partido.

Outra parte do documento aponta que as propostas para o PNE apresentam “erros a respeito da qualidade na educação”.

“Ao tratar de metas educacionais baseadas em aferição de desempenho em exames padronizados, ataca constantemente o espantalho de que não se pode considerar ‘apenas’ esses resultados na avaliação da qualidade, desconsiderando as tecnologias de avaliação que já existem hoje no Brasil”, argumentam os ruralistas e os evangélicos.

A nota conjunta também afirma que o documento de referência da Conae “ataca” o setor agropecuário. “É muito provável que esse setor produtivo seja retratado como antagônico ao tema ambiental”, diz. Em novembro do ano passado, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também pediu a anulação de questões do Enem que julgou serem "de cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico" sobre agronegócio e desmatamento.

O que é o PNE

O PNE determina diretrizes e estratégias para a política educacional do país. É uma referência para gestores estaduais e municipais melhorarem a qualidade da educação infantil, básica e superior. O plano que está em vigor, feito na gestão de Dilma Rousseff, tem 56 objetivos estabelecidos para o período de 2014 até junho de 2024. Contudo, dos 56, apenas seis chegaram ao patamar desejado.

Pandemia e cortes no orçamento são algumas das causas para a falta de avanço das propostas. Não foram atingidas, por exemplo, as metas relacionadas à alfabetização, acesso de crianças e adolescentes à escola, erradicação do analfabetismo e inclusão de pessoas com deficiência.

Mais recente Próxima Problemas no Sisu: mesmo com notas para a primeira opção de curso, candidatos são alocados na segunda
Mais do Globo

Plataforma cria nova categoria para experiências em locais como o d'Orsay, em Paris, no Museu Ferrari, na Itália, e até na antiga casa do Prince. Aposta envolve ainda parceria com a Disney

Airbnb vai permitir hospedagens em museus em nova estratégia. Entenda

Banco Central americano seguirá com taxa de referência entre 5,25% e 5,50%

Nos Estados Unidos, Fed mantém juros e destaca 'ausência de novos avanços' para meta de inflação

Jaqueline Santos Ludovico e Laura Athanassakis Jordão podem responder por injúria racial caso a Justiça aceite o pedido do MP

Ministério Público denuncia mulheres acusadas de homofobia em padaria de São Paulo

Centenas de pessoas precisaram deixar suas casas, segundo as autoridades locais

Nuvens de gás, raios e detritos: vídeos mostram erupção de vulcão do Monte Ruang, na Indonésia

Ministro da Secom afirmou que espera números 'mais positivos' com lançamento de nova campanha, e acrescentou que está 'empolgado' para depor no Senado sobre licitação para agências digitais

Governo aposta em reforço da comunicação digital para reverter queda de popularidade

Astrobióloga Rebeca Gonçalves testou técnica ancestral de plantio para cultivar tomate, ervilha e cenoura num solo sem nutrientes orgânicos

Experimento de cientista brasileira simula com sucesso agricultura em Marte

'Se de segunda a sexta o país ia mal / no fim de semana levantava a moral', diz trecho da música

DJ Marlboro resgata música 'praticamente inédita' que fez para Ayrton Senna logo após sua morte; ouça

Nos comentários, torcedores do time alviverde pedem para que ela não os faça 'sofrer por antecipação'

'Saudades que ficarão para sempre', diz mãe de Endrick em post sobre saída do Palmeiras