Por G1 AL


Pernambuco tem melhor aprovação do Ensino Médio em 2018; RS tem a maior reprovação

Pernambuco tem melhor aprovação do Ensino Médio em 2018; RS tem a maior reprovação

Um levantamento revela que o estado de Alagoas teve o maior crescimento do país na taxa de aprovação dos alunos dos 8º e 9º anos, entre 2014 e 2018. O levantamento é da Fundação Roberto Marinho, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No período de 4 anos, a taxa de aprovação dos estudantes que cursavam os últimos anos do ensino fundamental na rede estadual de ensino passou de 68% para 85%, um aumento de 24 pontos percentuais.

Porém, mesmo com este aumento, Alagoas ainda fica com desempenho bem abaixo de outros estados do país quando considerados apenas os índices de 2018. Mato Grosso foi o que teve a maior taxa (96,2%), seguido por São Paulo (94,6%) e Goiás (94,4%).

As piores taxas ficaram com a Bahia (72,2%), Sergipe (73,9%) e Rio Grande do Norte (74,1%).

Por meio de nota ao G1, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que "o governo de Alagoas criou, em 2017, o programa Escola 10 que consiste no regime de colaboração entre estado e municípios, tornando-se lei em 2018 e permitindo que a Seduc dê apoio pedagógico e financeiro aos municípios. Com o Escola 10, foi criada a função de articulador de ensino que faz o diagnóstico do ensino-aprendizagem da escola e atua nas principais dificuldades" (leia na íntegra ao final do texto).

Taxa de aprovação anos finais do Ensino Fundamental em 2018 — Foto: FRM/Divulgação

Já em relação ao ensino médio, Alagoas também teve boa classificação e ficou com o terceiro maior crescimento na taxa do país. Em 2018, o estado ficou em 14º lugar com a taxa de 81,2%.

De acordo com o levantamento, no período de 4 anos, a taxa passou de 70,7% para 81,2%, um aumento de 14,9% para alunos deste grupo.

Evasão escolar

O levantamento também mostrou dados da evasão escolar. Neste quesito, Alagoas está entre os estados que têm os piores desempenhos, 5,4% nos anos finais do ensino fundamental, à frente apenas do Pará (5,6%) e da Paraíba (6%). O melhor índice foi de Pernambuco (0,9%).

Em relação aos ensino médio, a taxa de abandono foi maior, 9,8%, mas o desempenho em relação aos outros estados foi melhor. Alagoas ficou à frente de outros nove estados. O melhor desempenho neste recorte também foi de Pernambuco (1,2%).

Sobre esta situação, a Seduc esclareceu que o controle de faltas dos estudantes é acompanhado de perto e as famílias são acionadas quando necessário.

Veja abaixo a íntegra da nota da Seduc

O Governo de Alagoas criou, em 2017, o programa Escola 10 que consiste no regime de colaboração entre estado e municípios, tornando-se lei em 2018 e permitindo que a Seduc dê apoio pedagógico e financeiro aos municípios. Com o Escola 10, foi criada a função de articulador de ensino que faz o diagnóstico do ensino-aprendizagem da escola e atua nas principais dificuldades.

O controle de faltas dos estudantes também é acompanhado de perto e as famílias são acionadas sempre que necessário. Nas escolas estaduais, além desse acompanhamento pedagógico, foi estimulado o protagonismo juvenil, os grêmios foram reativados, contando, também, com o investimento na recuperação da infraestrutura das unidades de ensino. Mais de 50% das 310 escolas da rede estadual foram reformadas desde 2015. E todas as instituições recebem recursos para manutenção e aquisição de equipamentos por meio do programa Escola da Hora.

O investimento em ginásios esportivos também é outro ponto de atenção. Até 2015, existiam 32 quadras cobertas e muitas sem funcionar por falta de manutenção. Nesse período foram construídos 54 ginásios e 19 foram praticamente reconstruídos. Vale ressaltar que a rede estadual conta atualmente com 53 escolas de ensino integral. Não havia nenhuma até 2015.

Tanto o programa Escola 10 como todos outros investimentos, são com recursos próprios. Não há investimento do Governo Federal.

Levantamento considera desempenho de estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas — Foto: Roberta Cólen/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!