Política

Agressão à professora em SC causa embate político na internet

Internautas compartilham mensagens contrárias à Marcia Friggi
Professora Marcia Friggi Foto: Reprodução
Professora Marcia Friggi Foto: Reprodução

RIO - Um dia após postar no Facebook relato sobre a agressão que sofreu por um aluno dentro da escola , a professora de Indaial (SC) Marcia Friggi, de 51 anos, foi alvo nesta terça-feira de patrulhamento político nas redes sociais. Friggi, que teve a foto do rosto ferido compartilhada mais de 350 mil vezes, recebeu centenas de mensagens de apoio, mas também várias outras que a criticaram. A maioria dos críticos acusou a educadora de ter apoiado agressões contra o deputado Jair Bolsonaro. Após a grande repercussão do caso, a professora excluiu sua conta no Facebook.

"Tá reclamando do quê? Você não apoiou a agressão contra Jair Bolsonaro? Provou do próprio veneno", diz um dos comentários.

Em outro caso, um internauta também disse:"E então Marcia Friggi, ainda vai elogiar, curtir e se sentir representada quando o deputado #Bolsonaro for agredido por um (a) marginal, menor de idade ou não?"

Nas redes, circula uma imagem que mostra o que seria uma antiga publicação da professora com mensagem favorável à ovada dirigida a Bolsonaro, na semana passada, quando viajou a Ribeirão Preto.

Em um dos comentários sobre a postagem que seria da professora, um internauta ressaltou que posição política não é razão para uma pessoa ser agredida:

"Posição política não decide se tu deve ser agredido. Assim como a roupa não culpabiliza a vítima no caso de estupro, as postagens não culpabilizam a agressão."

A chamada doutrinação partidária nas escolas, prática danunciada por alguns partidos, também foi lembrada na discussão. Em vários comentários, pessoas acusavam a professora de formar alunos com fundamentos ideológicos de esquerda.

"Doutrina mais os seus alunos com Che Guevara, dá mais Fidel Castro pra eles!", disse um deles. Em outro, "É o que acontece quando, em vez de ENSINAR, DOUTRINA-SE o aluno."

No twitter, reações semelhantes também aconteceram:

AGRESSÃO

Na manhã de segunda-feira, a professora de literatura e língua portuguesa foi agredida por um aluno de 15 anos após expulsá-lo da sala por mau comportamento. Encaminhado para a direção, o jovem, incoformado, agrediu Friggi com um soco no rosto.

Após o ocorrido, a professora postou fotos do ferimento, acompanhado de um texto em que afirmava estar dilacerada.

"Estou dilacerada pelos meus bons alunos, que são muitos e não merecem nossa ausência", afirmou.

O jovem, por ser menor de idade, teve a agressão registrada em ato infracional por lesão corporal. Ele deve depor durante a semana.