Por G1 Santarém — PA


Psicóloga do TTS, Yara Caripuna, falou para os estudantes sobre tipos de violência social e física — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Estudantes da escola estadual Onésima Pereira de Barros, em Santarém, oeste do Pará, participaram na manhã desta quarta-feira (20), de oficina promovida pelo Trabalho Técnico Social (TTS) da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfra) que abordou os vários tipos de violência social e física que podem acontecer no ambiente escolar.

A psicóloga o TTS, Yara Caripuna, enfatizou para os estudantes que em decorrência da violência social outros tipos estão surgindo. "Uma das práticas mais recorrente que acontece no ambiente escolar é a prática do bullying, que é a prática de opressão com o que eles chamam de diferente. É importante essa discussão sobre violência. Levamos informações aos alunos e também aos professores e posteriormente fazer deles futuros formadores de opinião e também propagadores de informações".

Para a estudante Rayssa Camile, 15 anos, a oficina esclareceu várias dúvidas que os alunos tinham sobre como agir em caso de violência na escola ou mesmo em casa. "Foi muito bom a conversa, para esclarecer a mente de alguns alunos que não tem ideia do que isso significa para sociedade. Já presenciei a violência física e social aqui na escola, e atividades como essa de hoje são importantes para mostrar aos jovens que tudo se resolve com diálogo", afirmou.

A diretora da escola, Erica Cordeiro, falou que a violência física é muito evidente, mas a social não. "Então o aluno, o nosso jovem precisa saber realmente se ele está sofrendo uma violência. Por isso, é muito importante a psicologia atuar dentro da do ambiente escolar", finalizou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1