Por G1 Triângulo Mineiro com informações do MGTV


Professora vítima de agressão indo prestar depoimento em Araxá — Foto: Reprodução/TV Integração

A promotora de Justiça da Infância e da Adolescência de Araxá, Mara Lúcia Silva Dourado, disse nesta terça-feira (8) que a adolescente de 13 anos que esfaqueou a professora de 31 anos permanecerá no Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad) por pelo menos 45 dias.

Ao G1, Mara Lúcia afirmou que a adolecente ficará no local porque cometeu ato infracional análogo à tentativa de homicídio e que, se condenada, poderá ficar acautelada por no máximo três anos, passando por reavaliações a cada seis meses.

De acordo com delegado que acompanha o caso, Vitor Hugo Heisler, o inquérito já foi concluído e deve ser encaminhado à Justiça até a semana que vem. Nessa segunda-feira (7), ele informou que a adolescente teria premeditado o crime.

Delegado Vitor Hugo ouviu adolecente e disse que ela agiu após desentendimento com vigia da escola — Foto: Cesar Campos/G1

'Sem arrependimento'

Após prestar depoimento, o delegado disse que a adolescente não mostrou arrependimento em ter cometido a agressão. “Em nenhum momento ela demonstrou arrependimento ou algo neste sentido. Acredito que se fosse preciso ela cometeria outros atos”, destacou.

Ainda segundo Vitor Hugo, a garota disse que estava insatisfeita com o vigilante da escola que, de acordo com ela, a abordava frequentemente com a desconfiança de que levava drogas para a unidade.

"Segundo os depoimentos, inclusive com a confirmação desta adolescente, ela já teria tido um desentendimento com ameaça contra o vigilante da escola. A professora e mais uma funcionária teriam sido tesatemunhas deste caso. A partir disso, ela teria planejado o ato", concluiu o delegado.

'Não é normal'

O Juiz da Infância e Adolescência de Araxá, Renato Zupo, esteve na Escola Municipal Azis Chaer para uma palestra sobre abuso e exploração sexual. No entanto, optou por focar no discurso voltado para o caso de violência registrado na escola.

"É necessário que os alunos aprendam a seguir normas éticas e sociais de educação dentro do ambiente acadêmico. Os alunos têm que entender que violência não é normal. O que aconteceu não é normal, isso não pode ser praticado. Isso não é p ser imitado", afirmou Zupo.

O Conselho Tutelar acompanha o caso e informou que só irá se pronunciar após a conclusão do processo.

Juiz foi à escola onde foi registrado o caso e falou sobre violência — Foto: Reprodução/TV Integração

Secretaria de Educação

O caso ocorreu na Escola Municipal Azis Chaer. A adolescente estava na sala de aula, quando se aproximou da professora e deu a facada. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e após ser atendida foi até a delegacia para prestar depoimento.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, a professora recebe acompanhamento psicológico. Além disso, o Município pretende intensificar as campanhas contra a violência dentro das escolas.

"Nós estamos dando todo apoio e atendimento à professora. Conseguimos na Secretaria de Saúde atendimento com psicólogo porque ela está muito abalada. É um choque grande. Um incidente deste na educação [em Araxá] eu não tenho nenhuma informação", concluiu Gessy.

Professora recebe facada de aluna em escola de Araxá

Professora recebe facada de aluna em escola de Araxá

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?