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DINO

Adaptar sala de aula à BNCC é continuar refletindo e atualizando as práticas educacionais

21 fev 2019 - 07h18
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Nos próximos meses, as escolas deverão adaptar todo o conteúdo ensinado em sala de aula aos parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que vem sendo construído há anos por meio de muitas mãos, em um processo democrático envolvendo vários governos e ministros. Diante disso, as instituições de ensino estão em um ambiente de novidades e incertezas. No caso da BNCC do fundamental, tanto nos anos iniciais como nos anos finais, o conteúdo está consolidado e definido. Já a BNCC do médio, ainda pode sofre algumas alterações, principalmente com a mudança de rumo da política educacional implementada pelo atual governo. De qualquer forma, o nosso compromisso, como Sistema de Ensino, é facilitar esse processo de adaptação. Fazer isso não é reinventar a roda, mas continuar refletindo sobre as práticas educacionais, atualizá-las e modernizá-las.

Foto: DINO / DINO

No mundo atual, o docente não pode somente ter domínio da informação, mas sim ter a capacidade de orientar os alunos na busca pelo saber, de forma cada vez mais autônoma. O conteúdo hoje está amplamente disponível na internet e o papel do professor é mediar esse processo de pesquisa com o estudante. Os sistemas de ensino devem estar ao lado das escolas para construir junto com os professores/coordenadores as etapas para essa adaptação, sempre levando em conta as diretrizes governamentais frente a realidade de cada escola, encontrando o melhor caminho para alunos e educadores. O relacionamento deve ser de troca contínua entre as instituições.

O Sistema de Ensino pH trabalhou arduamente com centenas de profissionais para estruturar um novo material totalmente alinhado ao novo documento da BNCC. Em 2019, todas as turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental já receberam em sala de aula, um material 100% alinhado à BNCC e com forte contextualização. Nesse novo material, foi pensado no papel do professor mais como mediador de processos de ensino e de aprendizagem do que como um detentor de conhecimentos. Já o material dos anos finais do Fundamental, aborda todos os objetos de conhecimentos propostos pela Base e com foco em dois grandes pilares: a contextualização e a abordagem de problemas do cotidiano. Entendemos que o saber precisa fazer sentido palpável e real, ou seja, o conteúdo deve estar alinhado ao dia a dia do aluno, para que ele enxergue sua aplicabilidade.

Ter um material que facilita o dia a dia do professor é importante pois, já sabendo que está respaldado por um conteúdo alinhado à BNCC, tem mais tempo livre para criar, inovar e adaptar o material com a base na especificidade do perfil de cada estudante. Assim, consegue ter um ensino cada vez mais eficaz, assertivo, que cumpre a sua função de preparar melhores cidadãos para o futuro. Futuro este que é muito diferente do que existia cinco anos atrás e que certamente é diferente do mundo que teremos cinco anos à frente.

Por: Cláudio Falcão - diretor do Sistema de Ensino pH

Website: http://www.sistemadeensinoph.com.br/

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