Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"Acesso às universidades brasileiras é um sonho e um direito"

O Inep acionou a Polícia Federal para que investigue imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio que circulam nas redes sociais na tarde de ontem. De acordo com o Inep, não se trata de um vazamento, mas sim de fotografias que foram divulgadas após o início da aplicação, quando os estudantes já estavam dentro das salas. Em coletiva de imprensa no fim da noite de ontem, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que, apesar disso, não há possibilidade de invalidação das provas. "Esse ENEM foi muito tenso por causa das chuvas em São Paulo. Fazer prova no escuro e de noite é complicado; a aplicação ia até 18h30. Mas continua sendo um acesso importante de todas as faixas às universidades brasileiras - o que é um sonho e um direito", diz Cantanhêde.

06/11/2023 | 13h27
Ouvir episódio

Todas as edições

Eliane comenta decisão de Zanin sobre desoneração da folha

O ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin atendeu a um pedido do governo e suspendeu nesta quinta trechos da lei que prorrogou até 2027 a desoneração da folha de pagamentos de empresas e de municípios. O pedido da Advocacia-Geral da União foi enviado ao STF na quarta. O ministro concordou com o argumento do governo de que a renúncia não pode ser dada sem que ocorra a indicação do impacto orçamentário. Segundo o Zanin, sem essa previsão há risco de um desajuste significativo nas contas públicas e até mesmo do esvaziamento do regime fiscal. "O Senado queria manter o privilégio das empresas e a alegação de Lula e da AGU é de inconstitucionalidade. É mais um foco de tensão com o Judiciário no meio", diz Eliane.

26/04/2024 | 14h37
Ouvir episódio

"Fica feio para a Marinha, mas é uma questão histórica e da história militar"

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, enviou uma carta à presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados na qual se manifesta de modo contrário à inclusão do nome de João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem ao marinheiro já foi aprovada no Senado e agora é debatida na Câmara. O projeto de lei contestado é de autoria do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) e tem como relatora na Casa a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ambos correligionários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela nomeação de Olsen para chefiar a Força. "A Marinha, historicamente, é contra transformar João Cândido em herói por achar que isso seria avalisar o uso de armas e atos violentos contra as instituições, a ordem e a hierarquia. Fica feio, mas é uma questão da história militar e que tem a ver com algo muito precioso para as Forças Armadas", diz Cantanhêde.

25/04/2024 | 13h31
Ouvir episódio

Eliane: O governo em alerta com as votações de 33 vetos do presidente Lula no Congresso

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los na votação conjunta, pela cédula em papel. Há 32 vetos pendentes de votação pelos parlamentares.

24/04/2024 | 14h29
Ouvir episódio

Eliena: Lula cobra mais articulação política dos ministros

Lula cobrou ontem mais articulação política dos ministros e provocou Fernando Haddad, para trocar um livro por mais conversa no Congresso. Haddad reagiu com bom humor.

23/04/2024 | 13h16
Ouvir episódio

três reuniões importantes do presidente Lula: Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Gleisi Hoffmann

Finalmente acendeu a luz amarela, já tendendo para o vermelho, e o presidente Lula decidiu arregaçar as mangas para reduzir tensões e melhorar a relação entre os três poderes. Além de Rodrigo Pacheco (Senado), Arthur Lira (Câmara) e ministros do Supremo, atenção ao encontro que ele terá com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta semana. A pauta é eleições municipais, mas Lula vai cobrar mais defesa (quem sabe, mais ataque…). O pau comendo e por onde andam os líderes do governo no Congresso, as bancadas do PT, os ministros petistas?

22/04/2024 | 13h38
Ouvir episódio

PUBLICIDADE