Por G1 Sul do Rio e Costa Verde


Estão abertas as inscrições para novos alunos de todo o estado do Rio de Janeiro que desejam ingressar no CEJA, o Centro de Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade funciona dentro das escolas da rede estadual de ensino e são administradas pela Fundação CECIERJ.

A oportunidade é voltada para quem deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio e está fora da idade escolar. É tudo de graça.

Primeiro, o interessado deve fazer uma pré-matrícula pela internet (veja o passo a passo abaixo).

Depois, é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (clique aqui para consultar os endereços, telefones e e-mails das escolas).

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Para o Ensino Médio, o aluno deve ter mais de 18 anos.

Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no CEJA estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online adequada para o ensino semipresencial.

O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

Passo a passo de como fazer a matrícula:

  1. Veja qual é a escola mais perto de você (endereços aqui)
  2. Faça a pré-matrícula no site
  3. Encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários (e-mails aqui)
  4. A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos
  5. O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa: como e o que estudará, número de matrícula e vídeo explicativo de como acessar a plataforma online de ensino
  6. Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente
  7. Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Um destes documentos: Histórico Escolar, declaração de escolaridade, comprovação de aproveitamento do Enem, Encceja ou Provão dos Exames Supletivos
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Certificado militar (sexo masculino)

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!