Por G1 PB


Estão abertas até a sexta-feira (2) as inscrições de professores de língua inglesa do ensino médio na rede pública da Paraíba que querem participar no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (PDPI), realizado pela Fulbright. O programa consiste em um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.

As inscrições devem ser feitas pela internet e os candidatos que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar um e-mail para a Secretaria de Estado da Educação, no endereço patriciamferreira@gmail.com. Após esta etapa, o professor vai ser orientado a preencher o formulário de inscrição e a outras etapas.

Para concorrer às vagas, é necessário que o candidato seja professor de inglês do ensino médio na rede pública estadual ou federal; que tenha pelo menos 50% da carga de trabalho lecionando língua inglesa; que possua bacharelado ou licenciatura em inglês; que tenha pelo menos cinco anos de experiência comprovada em sala de aula; fluência oral e escrita em inglês, por meio de comprovante de proficiência; ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana, entre outros.

O programa tem duração de um semestre acadêmico e acontece entre os meses de janeiro e maio de 2019, em uma universidade dos Estados Unidos. Durante o curso, vão ser realizadas aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso das tecnologias na educação.

Nesta primeira etapa, a seleção acontece nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Após a seleção estadual, a secretaria de educação de cada estado encaminha os candidatos selecionados para a etapa nacional, que vai ser avaliada pela comissão da Fulbright, até o dia 9 de março.

Além dos custos do curso, os selecionados também são beneficiados com o visto de intercâmbio, com as passagens de ida e volta, a hospedagem - em residência universitária compartilhada com outros participantes, com o seguro saúde e com a ajuda de custo para alimentação, aquisição de computador, livros e outros materiais.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você